Allianz Trade lança o seu primeiro Manual de Sustentabilidade



A Allianz Trade lançou ontem o seu primeiro Manual de Sustentabilidade. A líder mundial em Seguro de Crédito dá mais pormenores sobre a sua própria visão sustentável, os planos para apoiar a transição dos seus clientes, os progressos realizados em 2024 e os objetivos futuros a atingir nos próximos anos.

“Na Allianz Trade, a sustentabilidade não é apenas uma ambição – é uma responsabilidade incorporada na forma como operamos e apoiamos as empresas em todo o mundo. Com a aceleração dos desafios climáticos, económicos e sociais, reconhecemos o nosso papel na promoção de mudanças positivas. As nossas prioridades são claras: reduzir a nossa pegada de carbono, incorporar a sustentabilidade na subscrição e nas operações, e gerar valor através de produtos e serviços sustentáveis no mercado. Com uma governação forte e um compromisso coletivo entre as nossas equipas, estamos a acelerar a nossa viagem em direção a um futuro mais sustentável”, afirma Aylin Somersan Coqui, CEO da Allianz Trade.

Promover mudanças significativas no setor e mais além

Enquanto facilitador do comércio e seguradora mundial, a Allianz Trade está numa posição única para contribuir para uma economia mais sustentável. Para alcançar esta ambição, o Grupo pretende melhorar a sustentabilidade das suas próprias operações, integrar ESG em todas as fases da sua organização, apoiar os seus clientes no seu percurso de descarbonização e desenvolver soluções de seguros sustentáveis.

“No ano passado, alcançámos progressos notáveis em cada um dos pilares do nosso roteiro de sustentabilidade. Reduzimos as emissões de gases com efeito de estufa por funcionário em 60% e o consumo de energia em 78%. Lançámos equipas dedicadas na Alemanha, Itália e Norte da Europa para promover os princípios de sustentabilidade e impulsionar a implementação do nosso roteiro à escala local. Orientámos a descarbonização da nossa carteira, integrando a sustentabilidade nos nossos processos de avaliação de riscos e de subscrição comercial. Criámos valor através de soluções de seguros sustentáveis, com o lançamento do Surety Green2Green. Estes são apenas alguns exemplos e estamos comprometidos em ir mais além nos próximos anos”, explica Piril Kadibesegil Yasar, Head of Sustainability da Allianz Trade.

Alcançar Net Zero GHG na carteira própria de investimentos e seguros

Olhando para o futuro, a Allianz Trade está a alinhar-se com as fortes ambições em termos de sustentabilidade definidas pelo Grupo Allianz. Assim, até 2030, a Allianz Trade tem como objetivo reduzir as emissões de Gases de Efeito de Estufa (GHG na sigla em inglês) das suas operações em 65% e continuará a trabalhar na sua pegada de carbono, envolvendo todos os colegas na sua jornada de sustentabilidade. Além disso, e também alinhada com a casa-mãe, a Allianz Trade pretende ser considerada Net Zero GHG na sua carteira de investimentos e seguros até 2050.

“As mudanças climáticas e as novas expectativas da sociedade estão a reconfigurar o nosso papel como segurador, empregador e cidadão corporativo. Desde a governação, à redução das emissões e ao envolvimento dos trabalhadores, estamos a tomar medidas concretas para gerar impacto e, com o nosso plano, pretendemos promover um crescimento sustentável e uma mentalidade de responsabilidade em todo o nosso setor. Este Manual marca o nosso primeiro passo na partilha transparente do nosso progresso em direção aos nossos objetivos de sustentabilidade. Juntos, com os nossos colaboradores, com a nossa paixão e objetivo, ajudamos as empresas a crescer com segurança, a detetar novas vulnerabilidades e a expandir-se de forma mais sustentável”, conclui Florence Lecoutre, Membro do Conselho de Administração do Grupo responsável pelas áreas de Sustentabilidade, Data Analytics & IA, Recursos Humanos, Compliance e Comunicação da Allianz Trade.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...