Onda de calor causou verão mais quente do que normal na Lapónia



O mês de agosto foi mais quente do que habitual na Lapónia, no extremo norte da Finlândia, com entre dois e quatro dias adicionais de temperaturas acima dos 25 graus Celsius, avança o instituto meteorológico finlandês.

A temperatura média na Lapónia entre junho e agosto ficou entre 0,8 e 1,2 graus acima da média para a época. Estimativas oficiais apontam que uma onda de calor na região levou os termómetros acima dos 25 graus por 26 dias consecutivos em Ylitornio, um recorde para a região finlandesa. O último data de 1972, com uma onda de calor de 14 dias.

A onda de calor afetou também o país nórdico no geral, com o instituto a descrevê-la como a mais longa alguma vez registada com temperaturas acima dos 30 graus, e a referir um artigo científico, publicado no mês passado, que aponta as alterações climáticas como uma das principais causas da onda de calor que se registou em julho.

No entanto, o verão finlandês ficou marcado por grandes variações térmicas. Depois de um junho com temperaturas normais ou abaixo do que era esperado, veio um julho que começou fresco e chuvoso mas que trouxe com ele uma onda de calor. O mês de agosto ficou marcado, uma vez mais, variações entre temperaturas mais quentes e também mais frias do que o habitual.

Diz o instituto meteorológico finlandês que “com a exceção da longa onda de calor, o verão foi, por vezes, mais fresco do que a média, e especialmente no sul o número de dias de verão, o que significa dias em que a temperatura mais elevada sobe para lá dos 20 graus, ficou bem abaixo do normal em alguns lugares”.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...