Startup da Universidade do Porto quer ajudar PMEs do setor energético a poupar dinheiro



A Astrolabium, uma startup criada no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, criou uma plataforma para ajudar as pequenas e médias empresas (PMEs) do setor energético a tomarem boas decisões no que toca a compra e cobertura.

Chamada PowerNavigator, a ferramenta está disponível em Portugal e Espanha e usa inteligência artificial para mostrar às empresas as melhores oportunidades para comprar, vender e fazer cobertura através de simulações completas do mercado energético.

Em comunicado, é explicado que a PowerNavigator permite às PMEs gerirem riscos sem terem de ter uma equipa especificamente dedicada a isso, e que as simulações criadas incluem toda a gama de preços possíveis e a probabilidade de cada um deles. Por exemplo, pode haver 70% de probabilidade de os preços estarem entre 60 e 80 euros/MWh, 20% de probabilidade acima de 100 euros/MWh e 5% de probabilidade acima de 150 euros/MWh, detalha-se em nota.

Através de previsões meteorológicas e de mais de 10 anos de dados de mercado para simular 10.000 cenários de preços possíveis, a plataforma, dizem os seus criadores Tomás Lobão de Almeida e Reha Dişçioğlu, “melhora a qualidade da informação disponível e ajuda as empresas a decidir os melhores momentos para comprar, reduzindo custos e garantindo a eficiência operacional”.

“O meu background em finanças quantitativas ensinou-me o quão poderosas estas ferramentas podem ser”, afirma Tomás, cofundador da Astrolabium.

“Agora, estamos a torná-las acessíveis às empresas de energia para que possam planear com antecedência e proteger as suas margens”, acrescenta.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...