Até dia 31 de janeiro, fotógrafos profissionais e amadores podem candidatar as suas imagens sobre o mundo natural e a ciência em Portugal e nos Países Africanos de Língua Oficial Portugal à sexta edição do Concurso de Fotografia em História Natural e Ciência.
Iniciativa do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC), o concurso pretende celebrar a força da imagem na divulgação da Ciência e da Natureza.
No seu portal online, a instituição museológica informa que a ação pretende mostrar “o extraordinário que existe no nosso mundo” e “estimular a observação, o conhecimento e o registo fotográfico que destacam a diversidade natural, científica e tecnológica de dois continentes distintos, mas profundamente ligados”.
O júri do concurso “procura imagens que surpreendam”, acrescenta. Isto é, “fotografias tecnicamente excelentes, mas também criativas, genuínas e capazes de captar momentos irrepetíveis da História Natural e da Ciência”.
A avaliação das imagens será dividida por grupos etários e por temas. No grupo dos adultos, há as categorias Biodiversidade, Geodiversidade, Microfotografia, História da Ciência e Tecnologia, Astrofotografia e Áreas Protegidas. No grupo das crianças e jovens, foram definidas as categorias Fotografia infantil em História Natural e Ciência, para participantes com menos de 10 anos de idade, e Fotografia jovem em História Natural e Ciência, que abrange dos 10 aos 17 anos.
As melhores fotografias de cada categoria, detalha o MUHNAC, serão avaliadas por um painel geral de jurados, que selecionará o grande vencedor. O autor da imagem distinguida receberá o título de Fotógrafo do Ano em História Natural e Ciência. Em cada categoria poderá ainda ser atribuída uma menção especial pelo respetivo painel de jurados.
Em termos de calendário, a submissão das fotografias termina no dia 31 de janeiro, a avaliação e seleção pelo júri decorre até 15 de março e a 6ª Edição da Exposição de Fotografia está prevista para entre 7 de maio e 30 de agosto. O museu informa que as datas apresentadas podem sofrer alterações.
A inscrição no concurso é feita através de um formulário online disponível no site o MUHNAC, onde está também o regulamento da ação para todos os interessados.









