Venezuela quer proibir o uso de biberões
O governo venezuelano poderá, em breve, proibir o uso dos biberões. O objectivo é incentivar o aleitamento materno. Por mais chocante que possa parecer, a medida é proposta como forma de melhorar a saúde das crianças e de incentivo a uma estreita relação entre a mãe e o bebé.
“Queremos aumentar o amor (entre mãe e filho) que foi perdido quando as empresas transnacionais [começaram] a vender fórmulas de leite”, disse na televisão estatal o legislador Odalis Monzon, do Partido Socialista Venezuelano. Monzon também mencionou que a Lei de Promoção e Apoio ao Aleitamento Materno, aprovada em 2007, não estabelece nenhuma sanção ao uso deste tipo de leite.
O Ministério da Saúde vai apresentar algumas excepções a esta proposta, que incluem casos de morte da mãe ou a incapacidade de produção de leite materno suficiente para uma adequada nutrição do bebé, revela o Inhabitots.
Em caso de aprovação, serão disponibilizados no país mais bancos de amamentação, bem como requisitos para que as empresas reservem espaços onde as mães possam amamentar. A proposta também inclui a proibição do uso de biberões, embora ainda não se conheçam as sanções a serem aplicadas aos transgressores.
Foto: Sob licença Creative Commons