Altos índices glicémicos e lacticínios podem agravar o acne
Se após cremes e tratamentos ainda continua com borbulhas, então a causa pode estar na sua dieta. Uma equipa de nutricionistas e dermatologistas da Universidade de Nova Iorque e do New York Medical College pegou em 50 anos de estudos a respeito da ligação entre a dieta e o acne e analisou uma série de características. As conclusões revelaram que o consumo frequente de alimentos com alto índice glicémico – pão branco, massas, arroz, bebidas de glicose – e lacticínios influenciam e agravam as borbulhas.
Embora a ciência já tivesse associado a dieta ao acne no final de 1800 – chocolate, açúcar e gordura foram identificados como os grandes culpados –, estudos posteriores voltaram a separar as duas temáticas a partir dos anos 1960, revela o Ecouterre.
Mais recentemente, os dermatologistas e nutricionistas revisitaram a relação dieta-acne e tornaram-se cada vez mais interessados no papel da terapia nutricional médica no tratamento deste problema.
Agora os cientistas recomendam aos dermatologistas e aos nutricionistas que trabalhem em conjunto para projectar e conduzir investigação de qualidade que determine os mecanismos subjacentes à relação entre a alimentação e o acne, bem como o desenvolvimento de potenciais intervenções diatéticas para o tratamento da condição da pele.
Segundo os investigadores, neste momento a melhor abordagem é tratar cada paciente individualmente, considerando-se cuidadosamente a possibilidade de aconselhamento alimentar.