Dock Dock, o mini-carro eléctrico criado por Jaime Lerner
O urbanista e arquitecto brasileiro Jaime Lerner, que estará em Portugal no próximo dia 10 de Setembro para participar no Green Festival, é o grande responsável por este [ver foto] “quadriciclo para pessoas que não gostam de utilizar as pernas”.
O veículo, baptizado de Dock Dock e lançado no final de 2009, pode chegar até aos 20 km/h e, ao contrário da bicicleta, permite chegar ao destino sem se estar a suar, sem pedalar nas difíceis subidas mas, tal como a bicicleta, sem ocupar uma enorme parte da via.
A ideia de Jaime Lerner é desenvolver um esquema de partilha do Dock Dock semelhante, por exemplo, ao sistema de aluguer de bicicletas que já existe em várias cidades – através de um sistema pré-pago ou de débito.
Como a grande parte dos carros que circulam nas cidades de todo o mundo leva, muitas vezes, apenas uma pessoa, a ideia passa também por retirar os veículos de maior tamanho das ruas, reduzindo assim os congestionamentos e a poluição atmosférica.
O Dock Dok mede 60 centímetros de largura, 1,38 metros de comprimento e 1,50 metros de altura. Ah, e foi pensado para partilhar as estradas com pedestres, bicicletas e locais com trânsito restrito.
“A sua inspiração veio do Velib, sistema de bicicletas públicas de Paris. A ideia é que os veículos funcionem como complemento do sistema de transporte colectivo, possibilitando deslocamento mais rápido do que o permitido pela caminhada e mais confortável do que sobre uma bicicleta”, explicou Lerner à Veja.
Tem mais informações sobre o Dock Dock? Ajude-nos a melhorar o Green Savers e deixa a sua sugestão nos comentários.