Incêndio de Yosemite ameaça abastecimento de água e energia em São Francisco
O abastecimento de água e energia na cidade de São Francisco, Califórnia (Estados Unidos) está em perigo devido ao incêndio que há vários dias decorre na área do Parque Nacional de Yosemite.
Ainda que a cidade diste 240 quilómetros da zona em chamas, o fogo está a ameaçar o Hetch Hetchy Regional Water System, que fornece 85% da água e 20% da energia da São Francisco Bay Area. Esta área metropolitana tem cerca de 7,5 milhões de habitantes.
Na verdade, e segundo o director de comunicação da San Francisco Public Utilites Commission, a ameaça não é o fogo em si, mas as cinzas que este cria e que estão há vários dias a cair, como neve, nas instalações da Hetch Hetchy.
“As instalações são resistentes ao fogo. O problema são as cinzas no reservatório, que podem afectar a qualidade da água”, explicou Charles Sheehan.
“Estamos a trabalhar normalmente e a aumentar a monitorização da situação”, explicou o responsável. Devido a um recente melhoramento no sistema, os responsáveis já podem reencaminhar a água afectada para outros usos.
Por outro lado, e caso seja necessário mudar para outro reservatório, o sistema pode continuar a abastecer a cidade por “vários meses”, garantiu Sheehan.
Ainda assim, o fogo já afectou dois dos sistemas de energia hidroeléctrica, que estão agora desligados. Na segunda-feira, a cidade viu-se obrigada a comprar €450 mil (R$ 1,4 milhões) de energia no mercado livre, para fornecer os seus habitantes.
O fogo, que está activo desde 17 de Agosto, já destruiu 64 mil hectares de terreno – ou seja, o tamanho da cidade de Chicago.