Professor norte-americano decide viver em contentor do lixo (com FOTOS)
Jeff Wilson, um professor norte-americano, está a atingir a celebridade mundial ao anunciar que vai viver numa casa diferente – mas tenha calma, não é nenhum reality show. Wilson vai morar durante um ano num contentor do lixo com três metros quadrados – cerca de 1% do espaço das novas casas americanas construídas em 2011.
A iniciativa faz parte de um projecto inédito da Universidade Huston Tillotson, em Austin (Texas), com o qual Wilson quer provar que não é preciso uma confortável casa, cheia de luxo, para nos sentirmos saciados. É, claro, um protesto irónico contra o consumo excessivo e custos ambientais elevados do estilo de vida americano – a começar pelo lixo criado pela sociedade.
Com esta experiencia, o professor e a sua equipa procuram captar a atenção do grande público e influenciar, de forma divertida, o diálogo em torno do conceito de viver com menos.
“A lixeira é o símbolo perfeito para apresentar temas sobre os resíduos e o consumo de uma forma atraente. É estranho, mas divertido”, explica o site do projecto. E à medida que aumenta o consumo segundo os padrões actuais, cresce também a nossa dívida ecológica.
Wilson, que já é chamado de Professor Lixão, pretende transformar a lixeira num laboratório sustentável de ensino sobre casas low cost e de baixo impacto ambiental.
Durante as fases iniciais do projeto, lançado no último fim-de -semana, o professor vai viver numa situação de campismo. Com a nova morada devidamente higienizada, ele vai contar com apenas um saco de dormir.
Com o tempo, o espaço será preenchido de comodidades da habitação moderna, como casa de banho, cozinha, cama, e até acesso wi-fi. No entanto, cada elemento da nova casa deverá representar um forte contraste em relação aos níveis de consumo do estilo de vida americano médio.
Siga o projecto.