Alerta: Cozinha chinesa está a levar à extinção de 30 espécies de tubarão
O apetite chinês pela sopa de barbatana de tubarão está a levar à extinção de cerca de 30 espécies de tubarão, alertou anteontem Ding Liguo, um delegado à Assembleia Nacional Popular daquele país e um dos empresários mais ricos da China.
De acordo com Liguo, os chineses – do continente, Taiwan, Hong Kong e Macau – são responsáveis pelo consumo de 95% das barbatanas de tubarão que se comem, todos os anos, no mundo.
“[É um negócio] que gera lucros enormes e encoraja uma sobre-pesca e um brutal abate de tubarões”, explicou Liguo, de 36 anos e CEO da Delong Holdings Limited, que opera na indústria do aço.
A sopa de barbatana de tubarão é um petisco muito apreciado na China, sobretudo pela classe alta, visto ser uma refeição bastante cara.
Aliás, a própria China já desenvolveu algumas campanhas contra o consumo de tubarão, mas até agora poucos ou nenhuns impactos tiveram.
“Só com legislação própria se pode travar o comércio de barbatanas de tubarão e reduzir o abate dos animais”, defendeu Ding Liguo na Assembleia Nacional Popular.
A Assembleia Nacional Popular é o supremo órgão de poder, na China, e encontra-se até segunda-feira na sua reunião anual.