Google, Apple e outras tecnológicas vão ter de pagar para usar paragens de autocarro



Em São Francisco, é normal que as tecnológicas de Silicon Valley, incluindo o Google e Apple, tenham os seus próprios autocarros para transportar os trabalhadores. A ideia é boa, mas há um problema: até agora, os autocarros têm parado nos locais “oficiais”, onde também param os autocarros públicos, a custo zero.

O mayor da cidade de São Francisco Ed Lee, viu aqui uma forma interessante de recolher alguns fundos para a cidade, e avisou que as empresas passariam a pagar €1,1 milhões (R$ 3,5 milhões), nos próximos 18 meses, para utilizar as paragens do município, num projecto-piloto para melhorar a sustentabilidade local.

Na verdade, conta o Menos Um Carro, há vários anos que os cidadãos de São Francisco se queixam dos autocarros privados – ocupam muito espaço, enganam passageiros e aumentam o tráfego – este último argumento não será válido, uma vez que o transporte individual ocupariam muito mais.

O programa vai instituir um sistema de autorização para os autocarros privados, que transportam diariamente 45 mil trabalhadores entre as suas casas, em San Francisco, e dezenas de empresas de tecnologia com sede em Silicon Valley, no sul da cidade.

Os autocarros apenas poderão parar em 200 paragens de autocarro públicas que integram as 2.500 do sistema da Agência Municipal de Transportes de São Francisco (SFMTA, na sigla em inglês).

O plano foi criado com a contribuição das empresas de tecnologia, como a Microsoft e a Apple, que oferecem os serviços de transporte aos seus empregados, explicou Ed Lee.

“Consideramos que este programa-piloto é um bom primeiro passo”, disse Veronica Bell, directora de políticas públicas e assuntos governamentais da Google.

As taxas vão cobrir o custo de execução do programa-piloto do SFMTA, sendo que será reservado algum investimento para fazer melhorias nas paragens seleccionadas.

Tendo em conta o programa anunciado, a Google já anunciou que também está a estudar novas alternativas para assegurar o transporte dos seus funcionários. Um das ideias já começou a ser testada no início desta semana– um barco que vai fazer quatro viagens diárias entre São Francisco e Redwood City: duas de manhã e duas de noite. O barco tem capacidade para transportar 149 passageiros.





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