São Francisco: antiga Bay Bridge vai ser reciclada e convertida num museu e apartamentos
A antiga Bay Bridge, que outrora ligou São Francisco a Oakland, vai ter uma nova vida. Milhares de toneladas de aço e betão vão ser vendidas para a China como sucata. Porém, um empresário de São Francisco quer reciclar partes da antiga ponte e transformá-las num edifício multiusos, chamado Bay Bridge House, cuja arquitectura evocará a antiga ponte.
Na tentativa de conservar o máximo possível da ponte, foi lançado um concurso de arquitectura no último outono para escolher o mentor do design do espaço, que pretende ser o mais verde possível.
O empresário que pretende dar uma nova vida ao que vai sobrar da ponte é David Grieshaber, que teve a ideia quando um dia estava a passar a ponte. Depois de várias ideias apresentadas a concurso, foi escolhida uma, que vai converter a ponte num bloco de apartamentos e um museu. Os apartamentos serão arrendados através da Airbnb para cobrir os custos, refere o Inhabitat.
O design deste espaço multiusos é por si intrigante. O conceito da mini ponte vai utilizar uma grande quantidade de aço – a suficiente para construir cerca de 1.600 carros – para a estrutura: Já os andares vão utilizar o antigo pavimento da ponte.
Além de reutilizar vários materiais da ponte, o complexo vai conter vários sistemas ecológicos, como um sistema de reciclagem de água das chuvas, painéis solares e um telhado verde.
Ainda não é certo o local onde o edifício vai ser construído, mas nãos deverá ser longe do antigo local da ponte, dada a grande quantidade de materiais que será necessário transportar.
[nggallery id=305 template=greensavers]