“Jovens entre os 4 e 12 anos são esponjas que influenciam os comportamentos ambientais”



Os jovens estão cada vez mais informados sobre os perigos, para o ambiente e saúde, do abandono de equipamentos eléctricos na rua – ou outros sítios que implique o seu não encaminhamento para reciclagem. Na faixa dos 4 a 12 anos, por outro lado, é “muito significativa” a influência dos mais jovens perante os adultos, uma vez que eles são “verdadeiras esponjas” no que diz respeito à repetição de modelos de comportamento”.

Assim, projectos como o Pow, lançado pela Amb3E em Setembro de 2013 e que vai já na sua segunda fase,  podem ser importantes para que, dentro de uma década, os hábitos ambientais dos portugueses estejam ainda mais desenvolvidos. Esta é a convicção de Jorge Vicente, director-geral da Amb3E (ao lado de João Manzarra, na foto), que explicou ao Green Savers a estratégia do Projecto Pow.

Que balanço faz do Projecto Pow?

Estamos actualmente na 2ª fase do projecto e o balanço tem sido positivo. A primeira fase superou as nossas expectativas, com 261 vídeos inscritos e que contaram com cerca de 38.500 visualizações. Nesta segunda fase, verificamos que alguns dos participantes da primeira, incluindo os premiados, estão novamente a concorrer. Por outro lado, nota-se uma evolução na abordagem e conteúdos dos vídeos que têm sido submetidos nesta fase, pressupondo alguma aprendizagem com os vídeos da fase anterior. O projecto tem ainda permitido reforçar o papel do ponto electrão no encaminhamento dos REEE (resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos).

Como estão a reagir os mais novos ao projecto e, especificamente, à vossa sensibilização?

A reacção tem sido boa. Temos recebido vídeos muito criativos e com forte mensagem ambiental. A Fórum Estudante, que apoia esta iniciativa, nos seus contactos directos com as escolas, tem confirmado que a campanha tem permitido transmitir a mensagem de forma divertida a um vasto número de jovens.

De que forma figuras públicas como João Manzarra, Carolina Torres ou Pedro Fernandes poderão ajudar a fazer passar a mensagem da Amb3E e da reciclagem de REEE?

Estes três embaixadores são figuras sobejamente conhecidas que os jovens acompanham através das redes sociais. Falam a mesma linguagem que os mais novos e funcionam como modelos de comportamento para alguns deles. Por outro lado, cada um dos embaixadores, embora tendo em comum o respeito pelo ambiente, tem idades diferentes, cada um com o seu registo próprio e forma de comunicar com os seus fãs. Esta diversidade também nos permite abranger jovens com interesses e faixas etárias distintas. De forma divertida e simples, os embaixadores vão incutindo boas práticas ambientais nos mais jovens.

A sensibilização de um target jovem é um dos grandes objectivos das empresas ligadas à indústria da reciclagem. Este esforço está a ser bem-sucedido?

Apostámos sempre na sensibilização dos mais jovens, pois acreditamos que alguns comportamentos, se adoptados desde cedo, tornam-se práticas comuns do nosso dia-a-dia. Acreditamos que essa aposta tem sido bem-sucedida, não só pelo sucesso de iniciativas anteriores, como a Escola Electrão, mas também pelo facto de que continuamos a ser contactados pela comunidade escolar para a realização de sessões de sensibilização e informação nas escolas.
Tem dados que permitam avaliar um aumento da reciclagem de REEE por parte dos cidadãos mais jovens?

Não existem dados que permitam fazer essa análise, contudo, através das iniciativas e palestras que temos desenvolvido, verificamos que os jovens estão informados sobre os perigos, quer para o ambiente quer para a saúde pública, do abandono indevido deste tipo de resíduos. O ponto electrão é reconhecido pelos jovens como o contentor para o correcto encaminhamento destes resíduos.

É já quase um lugar-comum ouvir que os jovens poderão influenciar os seus pais na forma como estes últimos olham para a reciclagem. Concorda?

Sem dúvida. Essa influência é, aliás, muito significativa nos mais novos, numa faixa etária entre os 4 e os 12 anos, idades em que os jovens são verdadeiras esponjas no que diz respeito à repetição de modelos de comportamento. Esta geração de jovens, por outro lado, tem estado mais exposta às problemáticas ambientais, sendo que actualmente o ambiente e a sustentabilidade fazem parte dos programas curriculares como temática de relevo. Os jovens estão mais sensibilizados e informados no que diz respeito às questões ambientais e são muitas vezes os próprios que transmitem essa informação aos seus pais.

Que novidades nos pode dar da segunda edição do Projecto Pow. E, já agora, da terceira?

Todas as fases são subordinadas a temas diferentes e cada uma tem um embaixador. Uma das novidades já divulgada é o prolongamento do período para submissão dos vídeos, nesta segunda fase. O post do embaixador da fase que decorre é também sempre aguardado com alguma expectativa por parte dos jovens. É sempre uma surpresa a forma espontânea como a mensagem vai ser transmitida desafiando os jovens a participarem e a aderirem às boas práticas ambientais. A terceira, e última fase, terá também algumas novidades.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...