Universidade de Lisboa lança inquérito sobre sustentabilidade e uso eficiente dos recursos
A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (UL) lançou recentemente um inquérito à população sobre a sustentabilidade e uso eficiente dos recursos na União Europeia. O inquérito faz parte do Estudo de Opinião, Debates e Disseminação “União Europeia: sustentabilidade e uso eficiente dos recursos”, uma iniciativa da Comissão Europeia (CE).
A iniciativa da CE integra o plano de comunicação para a informação sobre a UE em Portugal no contexto das próximas eleições para o Parlamento Europeu. O estudo, que está a ser orientado pela Faculdade de Ciências, incide sobre as temáticas da reindustrialização, o desenvolvimento sustentável, a economia verde, a sustentabilidade energética e a educação para o mar.
O objectivo do inquérito lançado é “contribuir para uma reflexão e debate fundamentado cientificamente, dando voz aos cidadãos e cidadãs sobre estas temáticas e as políticas da União Europeia”, lê-se na página online do projecto. A participação no inquérito pode ser feita aqui.
Além do inquérito, o estudo prevê a realização de seis debates em cinco cidades do país – Lisboa, Porto, Olhão, Sines e Aveiro. Os debates deverão acontecer entre Abril e Setembro deste ano.
O estudo de opinião tem ainda a colaboração do Instituto de Ciências Sociais, também da UL, e do Centro de Investigação de Tecnologias de Informação para uma Democracia Participativa.
A Faculdade de Ciências foi a instituição de investigação escolhida pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors e a Direcção-Geral dos Assuntos Europeus, do Ministério dos Negócios estrangeiros para conduzir o estudo.