O mamífero mais traficado do mundo (com FOTOS)



O pangolim é um raro e pequeno animal – aproximadamente do tamanho de um gato doméstico – de aspecto bizarro (imagine uma alcachofra gigante com pernas) que vive nas zonas tropicais da Ásia e de África. O nome “pangolim” provém da palavra malaia “pangulang”, que significa “animal que se enrola”.

Maioritariamente nocturno, este animal – tal como os ouriços-caixeiros – enrola-se quando fica assustado. O pangolim não possui a graciosidade de um tigre ou a força bruta de um rinoceronte mas, tal como estes animais, faz parte da lista de espécies que são comercializadas no mercado negro internacional.

Apesar de ser um animal protegido internacionalmente, o pangolim pode ser extinto antes que grande parte da comunidade internacional tenha conhecimento, sequer, da sua existência.

Os pangolins são traficados pelas suas escamas, que são fervidas e retiradas dos seus corpos para uso na medicina tradicional chinesa, pela sua carne, muito apreciada do sul da Ásia, e pelo seu sangue, que é encarado como um tónico com propriedades medicinais.

Os números são impressionantes. As estimativas mais conservadoras indicam que cerca de 10 mil pangolins são traficados anualmente. Tendo em conta que apenas entre 10% a 20% do tráfico ilegal é conhecido e noticiado, o verdadeiro número de pangolins traficados situa-se 116.990 a 233.980, refere a CNN.

Muitas das vezes, os pangolins são congelados vivos e comercializados juntamente com peixe ou carne congelada, de modo a passarem despercebidos às autoridades.

Ninguém sabe ao certo quantos pangolins restam em estado selvagem. Contudo, os cientistas e activistas acreditam que o número está a diminuir rapidamente e muitos consideram já que este animal é o mamífero mais traficado do mundo.

Veja algumas fotos do pangolim e fique alerta para o tema.

Fotos:  Marc Eschenlohr /  PLeia2 / Toro Mojado / Creative Commons /Wikimedia Commons

[nggallery id=380 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...