Controlo pela comida e água irá provocar guerras dentro de cinco anos
Guerras pelo controlo de alimentos e água deverão eclodir dentro de cinco a dez anos, devido aos efeitos das alterações climáticas, de acordo com o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim.
Em entrevista ao diário britânico The Guardian, o responsável pediu a activistas e cientistas para trabalharem em conjunto na criação de uma solução para este problema global, usando o exemplo do HIV/Sida para demonstrar como a união de esforços pode resultar em soluções mais rápidas e mais eficazes.
Jim Yong Kim delineou quatro áreas em que o Banco Mundial poderia ajudar a combater as alterações climáticas: investir em cidades mais limpas e sustentáveis, encontrar um preço estável para o carbono, reduzir os subsídios aos combustíveis fósseis e desenvolver uma agricultura mais inteligente e resistente ao clima.
O último relatório do IPCC alertou para os efeitos que as mudanças climáticas terão sobre os preços dos alimentos, assim como em muitas outras áreas, como os recursos hídricos. A produtividade agrícola pode cair 2% por década até o final do século, ao passo que a procura deverá aumentar 14% até 2050.
Foto: Felix Dance / Creative Commons