NASA vai levar estufa para Marte



Qualquer abordagem que possibilite uma presença a longo prazo de terráqueos em Marte requer fontes renováveis de alimentos, sobretudo plantas. Na verdade, porém, a baixa gravidade e alta radiação deste planeta torna este desafio complexo, mas nada que preocupe a agência norte-americana NASA.

Segundo o Engadget, a NASA estará a preparar o seu próximo rover – veículo que pesquisa o planeta – para construir uma pequena estufa no Planeta Vermelho, que possibilite estudar o cultivo de plantas. O projecto chama-se Mars Plant Experiment (MPX) e utilizará ar e água da Terra para deixar várias plantas vivas durante 15 dias. Depois, o objectivo é perceber como é que estas plantas serão afectadas pelas condições extraterrestres.

Ainda assim, os responsáveis pelo MPX não conseguirão garantir que o próximo veículo traga verduras frescas do Planeta Vermelho em 2021, data em que está previsto o seu regresso. É que este é uma das 58 propostas que serão analisadas pelos responsáveis máximos da agência norte-americana.

Muitas delas, claro, serão esquecidas nos próximos tempos, mas existe uma grande esperança que o cultivo de plantas em Marte não seja uma delas.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...