As fotografias estrelares finalistas do Astronomy Photographer of the Year (com FOTOS)
Rastos de estrelas que se espalham pela Calçada dos Gigantes, na Irlanda do Norte, nuvens de poeira moldadas em formas colossais pela radiação cósmica a anos-luz de distância e corridas brilhantes de meteoros pelo céu com o Monte Bromo, na Indonésia, como paisagem de fundo. Estas são algumas das fotografias finalistas da competição Astronomy Photographer of the Year de 2014.
O concurso, que é organizado pelo Royal Observatory Greenwich, em parceria com a BBC Sky at Night Magazine, vai na sexta edição e bateu, este ano, o recorde de fotos submetidas, com mais de 2.500 entusiastas entre fotógrafos profissionais e amadores de todo o mundo a enviarem as suas imagens.
As fotos finalistas – mais de 120 – incluem o esplendor da aurora boreal acima das nuvens, fotografada da janela de voo transatlântico entre Londres e Nova Iorque ou a Via Láctea reflectida no Rio Snake em Oxbow Bend, no Grand Tenton National Park, no Wyoming, Estados Unidos.
A variedade de cenários não está limitada ao planeta Terra. Os fotógrafos capturaram também vistas de todo o sistema solar, Via Láctea e até de outras galáxias. Estas fotos incluem uma imagem retirada durante o dia de Júpiter, momentos antes do alinhamento astronómico do planeta por trás da Lua ou o calor escaldante da Nebulosa Crescente, brilhando num turbilhão vermelho e azul.
Os vencedores das quatro categorias a concurso e dos três prémios especiais vão ser anunciados a 17 de Setembro e a exposição das imagens vencedoras abre as portas ao público no dia seguinte no Royal Observatory Greenwich, refere o Daily Mail.
Veja aqui algumas das fotos finalistas.
[nggallery id=742 template=greensavers]