Central termoeléctrica de Sines entre as mais poluentes da Europa



A central termoeléctrica de Sines, da EDP, está entre as mais poluentes da Europa, ocupando o 27º lugar entre as 30 mais poluentes do velho continente, no ranking da “Europe’s Dirty 30”. Nos lugares cimeiros estão a Alemanha e o Reino Unido, com nove centrais a carvão cada e que estão entre as mais poluentes. Contudo, a central mais poluente de todas é de Bełchatów, na Polónia.

O relatório foi apresentado esta terça-feira e expõe as 30 centrais termoeléctricas da União Europeia (UE) mais poluentes, com base nas suas emissões de dióxido de carbono (CO2). O estudo foi divulgado pela Rede Europeia de Acção Climática, WWF, European Environmental Bureau, Health and Environment Alliance e Aliança Climática Alemã, refere a Quercus em comunicado.

De acordo com o estudo, a central de Sines, a de maior potência das duas que existem no país, produziu no último ano cerca de 7,18 milhões de toneladas de CO2.

O relatório “Europe’s Dirty 30” revela que muitas das centrais a carvão europeias estão a funcionar em plena capacidade ou perto da capacidade máxima, impulsionadas pelo preço relativamente baixo do carvão em relação ao gás natural. Este factor conduziu a um aumento das emissões de CO2 na UE, apesar da expansão das energias renováveis e de uma redução global nas emissões de gases com efeito de estufa na UE.

O documento alerta ainda para o “grave perigo” de a comunidade europeia não conseguir reduzir gradualmente as emissões associadas à combustão do carvão com a rapidez necessária, “destruindo as ambições climáticas da UE”. Porém, o relatório mostra que ainda é possível evitar os efeitos nefastos das alterações climáticas mas para tal é necessário um rápido e sustentado corte nas emissões de CO2.

Lista das 30 centrais mais poluentes:

  1. Bełchatów, Polónia
  2. Neurath, Alemanha
  3. Niederaussem, Alemanha
  4. Jänschwalde, Alemanha
  5. Boxberg, Alemanha
  6. Drax, Reino Unido
  7. Weisweiler, Alemanha
  8. Agios Dimitrios, Grécia
  9. Brindisi Sud, Itália
  10. Lippendorf, Alemanha
  11. Eggborough, Reino Unido
  12. Schwarze Pumpe, Alemanha
  13. Ratcliffe-on-Soar, Reino Unido
  14. West Burton, Reino Unido
  15. Eesti Elektrijaam, Estónia
  16. Kozienice, Polónia
  17. Scholven, Alemanha
  18. Cottam, Reino Unido
  19. Turów, Polónia
  20. Torrevaldaliga, Itália
  21. Longannet, Reino Unido
  22. Kardia, Grécia
  23. Aberthaw, Reino Unido
  24. Fiddler’s Ferry, Reino Unido
  25. Rybnik, Polónia
  26. Ferrybridge “C”, Reino Unido
  27. Sines, Portugal
  28. Aboño, Espanha
  29. Mannheim, Alemanha
  30. Maasvlakte, Países Baixos

Foto: p_v a l d i v i e s o / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...