Central termoeléctrica de Sines entre as mais poluentes da Europa
A central termoeléctrica de Sines, da EDP, está entre as mais poluentes da Europa, ocupando o 27º lugar entre as 30 mais poluentes do velho continente, no ranking da “Europe’s Dirty 30”. Nos lugares cimeiros estão a Alemanha e o Reino Unido, com nove centrais a carvão cada e que estão entre as mais poluentes. Contudo, a central mais poluente de todas é de Bełchatów, na Polónia.
O relatório foi apresentado esta terça-feira e expõe as 30 centrais termoeléctricas da União Europeia (UE) mais poluentes, com base nas suas emissões de dióxido de carbono (CO2). O estudo foi divulgado pela Rede Europeia de Acção Climática, WWF, European Environmental Bureau, Health and Environment Alliance e Aliança Climática Alemã, refere a Quercus em comunicado.
De acordo com o estudo, a central de Sines, a de maior potência das duas que existem no país, produziu no último ano cerca de 7,18 milhões de toneladas de CO2.
O relatório “Europe’s Dirty 30” revela que muitas das centrais a carvão europeias estão a funcionar em plena capacidade ou perto da capacidade máxima, impulsionadas pelo preço relativamente baixo do carvão em relação ao gás natural. Este factor conduziu a um aumento das emissões de CO2 na UE, apesar da expansão das energias renováveis e de uma redução global nas emissões de gases com efeito de estufa na UE.
O documento alerta ainda para o “grave perigo” de a comunidade europeia não conseguir reduzir gradualmente as emissões associadas à combustão do carvão com a rapidez necessária, “destruindo as ambições climáticas da UE”. Porém, o relatório mostra que ainda é possível evitar os efeitos nefastos das alterações climáticas mas para tal é necessário um rápido e sustentado corte nas emissões de CO2.
Lista das 30 centrais mais poluentes:
- Bełchatów, Polónia
- Neurath, Alemanha
- Niederaussem, Alemanha
- Jänschwalde, Alemanha
- Boxberg, Alemanha
- Drax, Reino Unido
- Weisweiler, Alemanha
- Agios Dimitrios, Grécia
- Brindisi Sud, Itália
- Lippendorf, Alemanha
- Eggborough, Reino Unido
- Schwarze Pumpe, Alemanha
- Ratcliffe-on-Soar, Reino Unido
- West Burton, Reino Unido
- Eesti Elektrijaam, Estónia
- Kozienice, Polónia
- Scholven, Alemanha
- Cottam, Reino Unido
- Turów, Polónia
- Torrevaldaliga, Itália
- Longannet, Reino Unido
- Kardia, Grécia
- Aberthaw, Reino Unido
- Fiddler’s Ferry, Reino Unido
- Rybnik, Polónia
- Ferrybridge “C”, Reino Unido
- Sines, Portugal
- Aboño, Espanha
- Mannheim, Alemanha
- Maasvlakte, Países Baixos
Foto: p_v a l d i v i e s o / Creative Commons