Austrália: nova espécie de medusa gigante venenosa descoberta
Uma nova espécie de medusa gigante e extremamente venenosa foi descoberta na costa noroeste da Austrália. A descoberta deixou os cientistas perplexos já que a nova espécie de medusa não tem tentáculos.
A Keesingia gigas é uma das duas novas espécies de medusas Irukandji recentemente descobertas pela directora dos Marine Stinger Advisory Services, Lisa-ann Gershwin. Ao passo que as mesudas Irukandji têm normalmente apenas o tamanho de uma unha, a Keesingia gigas é do tamanho de um braço humano e acredita-se que pode causar a síndrome de Irukandji, que é potencialmente mortífera. Esta síndrome pode causar dores, náuseas, vómitos e nos casos mais extremos acidentes vasculares cerebrais e falência cardíaca, refere o Guardian.
De acordo com Gershwin, a espécie havia sido já fotografada nos anos 1980, mas nenhum exemplar foi capturado até 2013. O exemplar foi recolhido pelo cientista marinho John Keesing, perto da Baía dos Tubarões.
Uma das particularidades desta medusa é não ter tentáculos. “As medusas têm sempre tentáculos. É através deles que apanham a comida. Os tentáculos são onde concentram as suas células venenosas”, explica Lisa-ann Gershwin. A cientista indica que esta nova espécie possa esconder os seus tentáculos como forma de defesa, como algumas medusas bioluminescentes, que estendem os seus tentáculos fluorescentes para distrair os predadores. Contudo, não há provas de que nenhuma medusa Irukandji tenha esta capacidade.