Terceira maior gruta de Portugal já pode ser visitada



Foi em 1992 que a gruta do Soprador do Carvalho, no concelho de Penela, foi descoberta. Contudo, só agora foi aberta ao público. As visitas são orientas por especialistas em espeleologia e permitem explorar 800 metros de gruta, nomeadamente o rio subterrâneo.

A gruta do Soprador do Carvalho foi descoberta por um habitante da aldeia de Talicas, mas a exploração turística da gruta nunca foi activada por questões de segurança. Apenas equipas de espeleólogos podiam visitar a gruta, que possui um rio subterrâneo – provavelmente o maior do país que pode ser percorrido sem equipamento de mergulho.

No entanto, a autarquia de Penela e o Centro de Interpretação do Sistema Espeleológico do Dueça (CISED) resolveu definir um percurso visitável de 800 metros, embora a extensão topográfica da gruta já ultrapasse os 3.000 metros.

As visitas ao público iniciaram-se há cerca de um mês, sob a orientação do CISED. Desde então, a gruta do Soprador do Carvalho já recebeu 40 visitas. O percurso guiado demora cerca de quatro horas e parte da visita é feita com água pelos joelhos, uma vez que se atravessa o rio. No outono as visitas vão ser suspensas já que o caudal do rio aumenta com as chuvas e é necessário cumprir as normas de segurança.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...