A agência de marketing que se dedica à apicultura
A agência de publicidade e marketing Wolff Olins, fundada em 1965 por Michael Wolff e Wally Olins, é umas das mais conhecidas, premiadas e reputadas criadoras de marcas do mundo – muitas delas em Portugal.
Com escritórios em vários pontos do planeta, é no escritório principal, no centro de Londres, que a agência tem a sua mais incrível criação criativa – passamos o pleonasmo: um apiário. Sim, leu bem, a agência dedica-se à criação de abelhas.
Para muitos, este pode ser um hobby muito tenso, mas a verdade é que a Wolff Olins entrou neste mundo em Maio de 2011 e, até agora, não se tem dado mal. “As pessoas estão sempre a falar nas abelhas, procuram novas informações. Muitas delas estão preocupadas com a natureza e sentem-se felizes de ver que estas abelhas estão num ambiente seguro, no centro da cidade”, explicou ao The Drum o gestor de edifício da empresa, Stuart Robertson.
As abelhas alimentam-se a partir de cestos suspensos, árvores e arbustos, e o pontapé de partida do projecto até foi dado por um dos maiores especialistas mundiais no tema, o autor Brian McCallum – que escreveu o livro “As abelhas na cidade”. “Foi um pouco enervante nos primeiros dias, ter 20 ou 30 mil insectos o nosso lado que, sabíamos, nos podiam picar”, explicou Robertson.
No entanto, o curso dado por McCallum e a normalidade da situação, com o passar dos dias, acabou por serenar os ânimos: “As abelhas não são cobras, não nos vão fazer nada. A única coisa que as preocupa é fazer mel”, gracejou.
Do ponto de vista profissional, as abelhas também dão uma ajuda. Segundo Robertson, muitos dos colaboradores da Wolff Olins aproveitaram para aprender uma nova competência, enquanto os executivos da agência convidam os clientes a visitar os seus insólitos animais de estimação. E em Portugal, quantas empresas promovem a sustentabilidade ambiental e biodiversidade no local de trabalho?