Cientistas perto de descobrir cura para a diabetes



Investigadores de células estaminais da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, estão a trabalhar numa forma de criar grandes quantidades de insulina produtora de células endócrinas humanas, o que poderá em breve levar a uma cura da diabetes tipo 1 – assim como novo tratamento da diabetes tipo 2.

Segundo o Gizmag, os pesquisadores construíram um sistema de cultura celular tridimensional utilizando frascos com células estaminais humanas pluripotentes e indiferenciadas. Os boiões foram colocados num agitador magnético e as células foram alimentadas com proteínas especiais ao longo de um período de 33 dias.

As células produzidas foram encontradas para imitar a função de ilhéus humanos – aglomerados de células espalhadas ao longo do pâncreas – que são cruciais na regulação o açúcar do sangue. Os diabéticos tipo 1 não possuem células beta que monitorizam os níveis de açúcar no sangue e libertam insulina para normalizar, porque os seus ataques ao sistema imunológico destrói as células.

As células beta transplantadas crescem em laboratório, o que pode fornecer uma solução a longo prazo, mas até agora não puderam ser cultivadas em quantidades suficientes para tratar a doença.

A outra parte do puzzle da diabetes envolve a identificação de um método para proteger as células transplantadas – cerca de 150 milhões delas em cada paciente – do ataque do sistema imune, caso contrário, os pacientes requerem repetidos e regulares ou semi-regulares transplantes. Doug Melton, investigador-chefe do projecto, está a colaborar com Daniel G. Anderson, do Instituto Kock no MIT, num dispositivo de implementação.

De acordo com o Gizmag, Anderson descreveu o trabalho de laboratório de Melton como “avanço incrivelmente importante para a diabetes”, uma vez que “abre as portas para um fornecimento essencialmente ilimitado de tecidos para os pacientes diabéticos à espera de terapia”.

“Estamos apenas a um passo pré-clínico da linha de meta”, explicou Melton, que publicou o trabalho da sua equipa no jornal Cell.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...