Planetas distantes podem ajudar-nos a perceber o que vai acontecer aos nossos Oceanos
Se quisermos olhar para o futuro dos Oceanos, deveremos também perceber o que se passa nos outros Planetas. Sucintamente, é esta a teoria defendida por Jaz Zalasiewicz e Mark Williams, do Departamento de Geologia da Universidade de Leicester, no Reino Unido, que acabaram de publicar o livro “Ocean Worlds: The Story of seas on Earth and Other Planets”.
Segundo os autores, as massas de águas existentes debaixo de quilómetros e quilómetros de gelo existentes noutros Planetas podem dar-nos pistas sobre o que acabará por acontecer aos nossos mares.
O livro explora a história dos oceanos da Terra e o que as novas descobertas nos estão a dizer sobre seu futuro. Para além do futurismo baseado nos Planetas, o livro aborda ainda o impacto humano no nosso Oceano, a sobrepesca e a poluição, que colocam em risco este recurso precioso.
De acordo com os autores, o mundo mudou tanto que estamos agora numa nova época, em que o consenso é real: o chamado antropoceno vai parecer muito diferente para geólogos do futuro do que era antes dele.
“Sabemos dos possíveis oceanos em Vénus, e provavelmente daqueles em Marte, assim como dos mares que estão debaixo do gelo nas luas de Saturno e Júpiter, e os mares da lua Titã. Eles dizem-nos como poderá ser o estado de vários Oceanos da Terra e como eles poderão mudar com o tempo, ou desaparecer,” explicou Williams ao Daily Telegraph.
Foto: Kevin Dooley / Creative Commons