6 benefícios das framboesas para a saúde
Um grupo de investigadores norte-americanos concluiu que o consumo de framboesas promove a fertilidade nos homens e nas mulheres, aumentando significativamente as probabilidades de gravidez. A responsabilidade é do alto nível de antioxidantes presentes neste fruto, que protegem o esperma de stress oxidativo.
Mas, segundo o site Muy Interessante, citado pelo português O Meu Bem Estar, as framboesas frequentemente utilizadas em doces e compotas, traz muitos outros benefícios para a saúde.
1.Protegem a saúde do coração
Os flavonóides presentes nas framboesas reduzem o risco de morte por doença cardiovascular, mesmo em pequenas quantidades. O elevado teor de polifenóis das framboesas pode também reduzir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, ao prevenir a acumulação de plaquetas e ao reduzir a pressão arterial através de mecanismos anti-inflamatórios. Um estudo realizado pela Escola de Saúde Pública de Harvard (EUA) mostrou que “o consumo regular de antocianinas presentes nas framboesas pode reduzir o risco de ataque cardíaco em 32% nas mulheres jovens e de meia-idade.” Como se isso não bastasse, o potássio desta fruta também protege a saúde do coração.
2.Previnem o cancro
As framboesas contêm poderosos antioxidantes que actuam contra os radicais livres, inibindo o crescimento dos tumores e diminuindo a inflamação no corpo. Assim, os potentes polifenóis presentes nas framboesas podem proteger contra vários tipos de cancro, incluindo o do esófago, pulmão, boca, faringe, pâncreas, próstata e colón.
3.Controlam a diabetes
As framboesas têm uma grande quantidade de pele e, portanto, de fibra, que ajuda a manter estável o açúcar no sangue. Diversos estudos demonstraram que as pessoas com diabetes tipo 1 que consomem dietas ricas em fibra têm níveis mais baixos de glucose; as pessoas com diabetes tipo 2 melhoram o seu nível de açúcar no sangue, os lípidos e os níveis de insulina, graças à ingestão de framboesas.
4.Potenciam a memória
Vários estudos em animais comprovaram que existe uma associação positiva entre a ingestão de flavonóides de frutos como as framboesas e a melhoria da memória, assim como uma redução do declínio da capacidade cognitiva relacionada com o envelhecimento.
5.Melhoram a saúde visual
Os alimentos ricos em vitamina C, como as framboesas, ajudam a manter os olhos saudáveis, proporcionando protecção contra os efeitos nefastos dos raios UV. Além disso, desempenham um papel protector na saúde dos olhos, reduzindo a probabilidade de ocorrer degeneração macular associada à idade.
6.Auxiliam a digestão
O teor de fibra das framboesas ajuda a prevenir a prisão de ventre e a manter o sistema digestivo saudável, já que a fibra promove a regularidade, fundamental para eliminar as toxinas do corpo através da bílis e das fezes. Além disso, o consumo elevado de fibra está associado a um menor risco de Acidente Vascular Cerebral, hipertensão, diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e determinadas doenças gastrointestinais. Aumentar o consumo de fibra ajuda a reduzir a pressão arterial, os níveis de colesterol e a melhorar a perda de peso em pessoas obesas.
Foto: swong95765 / Creative Commons