Primeira ciclovia solar do mundo foi inaugurada em Amesterdão
A ciclovia que liga Krommenie e Wormerveer, dois subúrbios de Amesterdão, Países Baixos, é bastante popular entre as crianças e os ciclistas: cerca de 2.000 bicicletas percorrem a pista diariamente. Mas agora, a ciclovia vai servir um outro propósito e tornar-se na primeira ciclovia pública com painéis solares.
Os painéis foram dispostos em 70 metros contíguos da pista e custaram cerca de €3 milhões ao governo local. Os painéis, em silício cristalino, foram encaixados dentro do cimento e cobertos com uma camada translúcida de vidro temperado. Um acabamento não adesivo e uma ligeira inclinação permitem que a chuva limpe o pavimento e ajude a manter a superfície limpa, garantindo o máximo de exposição à luz solar, escreve o Guardian.
Uma vez que os painéis não podem ser ajustados consoante a posição do sol, a energia produzida é 30% menos que a quantidade produzida por painéis instalados em telhados. Contudo, quando o pavimento solar for aumentado para 100 metros, em 2016, poderão conseguir produzir energia para três habitações.
Os investigadores da Netherlands Organization for Applied Scientific Research, responsáveis pela instalação dos painéis, consideram que o potencial da ideia via muito mais além de simples ciclovias. Conforme referiu ao Guardian Sten de Wit, um dos investigadores responsável pelo projecto, cerca de 20% dos 140.000 km de estrada dos Países Baixos poderiam ser adaptados e equipados com painéis solares.