Coruja com problema nas costas é reabilitada com acupunctura



A acupunctura praticada em animais é uma prática pouco comum, mas uma veterinária em Madrid está a utilizar a técnica para reabilitar uma pequena coruja com um problema nas costas.

A pequena ave embateu com uma chaminé há cerca de dois meses perto de Madrid. Desde o acidente, a coruja recebeu já 10 tratamentos semanais de acupunctura e parece estar a recuperar. “Quando aqui chegou mal conseguia estar de pé”, indica Edurne Cornejo, a veterinária que está a tratar o animal, cita o Dodo.

A coruja vai passar ainda mais uns tempos na Brinzal, uma associação animal na capital espanhola, antes de ser devolvida à natureza. Porém, a recuperação da ave parece promissora. “Já começou a dar pequenos passos e está já a tentar voar novamente”, explica a veterinária.

O uso da acupunctura em animais é um campo relativamente recente da medicina veterinária. A técnica é praticada desde os anos 1970 em países como os Estados Unidos, mas só a partir dos anos 1990 é que começou a ser mais amplamente utilizada em animais. Tal como nos humanos, a técnica só é eficaz para determinados tipos de dor e os resultados em animais ainda são escassos para recomendações ou contra-indicações em relação á prática.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...