“Sustentabilidade dos materiais de construção” já está em livro
As novas metas fixadas pela União Europeia no sentido da redução do consumo de energia e diminuição dos resíduos para o parque edificado levaram ao lançamento do livro “A Sustentabilidade dos Materiais de Construção”, publicado recentemente.
A obra tem como autores Fernando Pacheco Torgal, doutor em Engenharia Civil e investigador da Unidade C-TAC da Universidade do Minho, e Said Jalali, Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Civil da mesma universidade.
Na apresentação do livro, os autores recordaram que, a médio prazo, haverá uma reconversão de 30% do parque edificado, que passará por uma redução de 50% da energia; redução de 30% das matérias-primas e 40% dos resíduos; utilização de materiais de construção 100% recicláveis e aproveitamento integral dos resíduos de construção demolidos.
Paralelamente, a até 2050, as metas europeias apontam para a construção de edifícios novos sem CO2 e para a reconversão do parque edificado até 2005 – com redução de 50% do consumo de energia e 75% das emissões de CO2.
O livro conta com 400 páginas e assenta numa extensa revisão da literatura científica e técnica nas diferentes vertentes das sustentabilidade dos materiais de construção, num total de aproximadamente 850 referências bibliográficas – na sua maioria em revistas científicas internacionais.
O livro foi patrocinado pelo IHRU, INCI, Stap, VIROC, EDM, ANIPB, Lafarge Betões e APEB e tem capítulos dedicados à toxicidade dos materiais de construção, resíduos de construção e demolição, unidades para alvenarias, sustentabilidade da construção em terra ou nanotecnologia e sustentabilidade dos materiais.
“O sector da construção pauta a sua actividade por elevados impactos ambientais ao nível da extracção de elevadas quantidades de matérias-primas não renováveis, de elevados consumos energéticos e das consequentes e elevadas emissões de gases responsáveis por efeito de estufa”, afirmam os autores no prefácio do livro.
“O livro aborda possíveis contributos dos materiais de construção com vista a uma maior sustentabilidade [deste] sector de actividade”, concluem os autores.
Mais informações sobre o livro neste site dedicado à Engenharia Civil.