Carregamento de carros eléctricos vai continuar gratuito nas auto-estradas
O carregamento de baterias de carros eléctricos nas auto-estradas vai continuar gratuito, apesar da fase concorrencial no abastecimento já ter arrancado. De acordo com o jornal Público, a Galp vai continuar a manter o livre acesso aos pontos de abastecimento nas cinco áreas de serviço a nível nacional onde existe o serviço, para dinamizar o sector.
Entre as cinco áreas com este serviço encontram-se a de Aveiras e Pombal, na A1, e a estação de Oeiras, na A5. Até 2012, de acordo com o porta-voz da Galp, Pedro Marques Pereira, “os principais eixos de entradas e saídas” dos centros urbanos terão também postos de carregamento de carros eléctricos.
Segundo o Público, apesar da fase experimental do Mobi-e já ter terminado, a gratuitidade de abastecimento de carros eléctricos terá como pano de fundo o pouco peso deste mercado no total de veículos em circulação nas estradas portuguesas.
Desde o início do ano foram apenas comercializados 122 veículos eléctricos, num universo de 91.905 automóveis ligeiros de passageiros. Um número reduzido e que terá ficado aquém do esperado pelas entidades e associação do sector.