A Coca-Cola está a tornar-se numa marca sustentável?



Nos últimos meses, o Green Savers “encheu-se” de notícias sobre a sustentabilidade da Coca-Cola, as suas garrafas, marketing ou fórmulas para reduzir as calorias e açúcar da bebida.

A empresa encontra-se em 19º lugar no ranking das marcas mais verdes do mundo, desenvolvido pela Interbrand, está a investir €3,6 milhões para proteger os ursos polares e tem investido milhões no PlantBottle, uma iniciativa que colocará no mercado embalagens plásticas feitas a partir de plantas (22,5% da garrafa) e outras garrafas recicladas (25%).

A empresa tem dedicado muito da sua estratégia de comunicação em soluções para reciclar as suas garrafas de plástico – inclusive em áreas pouco relacionadas com o seu core –, inovações para poupar energia ou combustível. Em Portugal, a empresa tem uma parceria com a WWF e reduziu recentemente o consumo de água.

No entanto, a reacção dos nossos leitores nem sempre é consentânea com este esforço da empresa em comunicar sustentabilidade. Como no caso da garrafa feita de gelo, que levantou aos nossos leitores várias questões relacionadas com o consumo de energia para manter o gelo.

O anúncio mais recente da multinacional norte-americana realça a Coca-Cola Life, uma nova bebida “natural” e “saudável” e que começou a ser vendida, em Junho, na Argentina. A Life tem um rótulo verde e é vendida como uma bebida fresca, adocicada de forma natural e com poucas calorias – na verdade, a nova bebida terá menos 60% de calorias que a Coca-Cola clássica.

Segundo a Coca-Cola, a fórmula da Life utiliza uma nova mistura de açúcar e o adoçante natural stevia, extraído de plantas nativas da América do Sul e que não tem calorias. A Life é também vendida com a PlantBottle, a tal garrafa 100% reciclável e composta por 30% de fibras vegetais.

Segundo o Treehugger, os críticos da PlantBottle dizem que esta embalagem exige quantidades excessivas de água para ser produzida. Paralelamente, e ao criar um produto não-biodegradável, a Coca-Cola aumenta o problema das lixeiras.

Ainda que a Life esteja longe da solução ideal, é um esforço da multinacional de Atlanta para tentar tornar-se numa marca mais sustentável. Ou, caro leitor, será esta apenas uma estratégia de marketing para confundir leigos? Deixe-nos a sua opinião nas nossas várias plataformas.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...