Açores: planta rara descoberta na ilha do Corvo (com FOTOS)
Na ilha do Corvo, Açores, foram descobertos vários exemplares de uma espécie de planta rara, que apenas existe em duas ilhas dos Açores e da qual não havia registos desde 2001.
Os exemplares da espécie em questão, a não-me-esqueças (Myosotis azorica), foram descobertos no início de Agosto em trabalhos de prospecção das falésias costeiras da ilha do Corvo realizados pelos técnicos da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).
A não-me-esqueças pode ser encontrada apenas nas ilhas das Flores e do Corvo. Porém, desde 2001 que não existem registos conhecidos. Em 2012, a espécie voltou a ser avistada, mas apenas cinco exemplares.
Durante os trabalhos de prospecção, os técnicos da SPEA identificaram uma população da espécie com cerca de 50 plantas “com flor e com produção de sementes”, o que cria a “esperança que este tesouro único sobreviverá nas próximas gerações”, indica a organização em comunicado.
De acordo com Hanno Schäfer, investigador da Universidade Técnica de Munique, que participou nos trabalhos de prospecção, “a grande ameaça para a sobrevivência da espécie, e para outras plantas e aves costeiras, é a elevada pressão de pastoreio das 245 cabras e ovelhas selvagens que habitam nas encostas do Corvo e onde se localizam as maiores falésias do Atlântico Norte”. Schäfer indica ainda que a não-me-esqueças está apenas fora do alcance dos animais nas falésias mais declivosas e inacessíveis. No entanto, estas falésias são muito instáveis e colapsam, o que pode provocar o desaparecimento desta rara planta.
Fotos: Hanno Schäfer (4-7) / Nuno Rodrigues (1-3)
[nggallery id=856 template=greensavers]