Adolescente desenvolve mecanismo de vídeo-chat para animais
Alguns animais, especialmente os cães, sofrem ao serem deixados sozinhos em casa pelos donos. Quem possui cães bastante ansiosos sabe a destruição que este animal pode causar. Mas, e se pudesse ver como está o seu animal ao longo do dia e dar-lhe pequenas guloseimas para que este não se sinta tão sozinho? Através desta maneira pode tornar o dia do seu animal mais feliz e o seu também.
Foi nisto que pensou Brooke Martin, uma rapariga norte-americana de 14 anos, que inventou o iCPooch – um dispositivo que lhe permitia ver e falar com seu o animal de estimação, bem como accionar um doseador automático que dava uma guloseima ao animal – depois de a família adoptar uma Golden Retriever bastante ansiosa.
“Ela ficava sempre aborrecida sempre que a deixávamos em casa. Parecia deprimida e às vezes destruía alguma da mobília”, explica Brooke. “Queria muito contactar de alguma maneira com ela quando não estávamos em casa e dar-lhe a perceber que estava tudo bem e acalmá-la. Sempre utilizei o vídeo-chat com a minha família e amigos e então pensei porque não utilizá-lo com a minha cadela?”, conta a jovem, cita o Tree Hugger.
Os utilizadores do dispositivo devem possuir um smartphone ou um tablet para colocar no mecanismo, através do qual os animais vão poder responder às videochamadas.
Depois de desenvolver um protótipo, a jovem recebeu ajuda de uma equipa de especialistas informáticos que a ajudaram a dar os retoques finais ao produto, que causou algum interesse no mercado. O produto por ser adquirido através do site, com um custo de €101.