Agente microbiano está a empurrar os tigres siberianos para a extinção



A população mundial de tigres continua a diminuir, não só devido à perda de habitat e caça ilegal, mas também devido a agentes microbianos silenciosos que estão a empurrar a espécie para a extinção.

A propagação de uma doença relacionada com o sarampo, chamada Cinomose, que é provocada pelo vírus da cinomose canina, está a afectar os tigres, provocando problemas de intestinos, pulmões e dos tecidos nervosos. A doença é transmitida aos tigres quando estes se alimentam de cães doentes. No caso dos cães domésticos, a taxa de mortalidade pode atingir os 50% e, como tal, devem ser vacinados.

Contudo, os tigres selvagens não se podem dar ao luxo de visitas regulares ao veterinário nem de receberem vacinas. Os investigadores de grupos conservacionistas, como o Panthera e Wildlife Conservation Society, indicam que a subespécie mais afectada é o tigre siberiano, endémica da Rússia, e que, devido à doença, é 56% mais provável que estes animais se extingam nos próximos 50 anos.

Um pequeno grupo de 25 tigres, na reserva de Sikhote-Alin Zapovednik, estão em particular risco. Mesmo um cenário de baixo risco da doença aumenta as probabilidades dos tigres desta zona em 6%, escreve o Dodo.

“Os tigres enfrentam várias ameaças, desde a caça ilegal à competição com os humanos por espaço e alimento. Consequentemente, muitas populações de tigres tornaram-se menores e mais fragmentadas, ficando mais susceptíveis a doenças como o vírus da cinomose canina”, indica Dele Miquelle, director do programa para a Rússia da Wildlife Conservations Society. “Embora devamos continuar-nos a focar nas ameaças primárias da caça e perda de habitat, devemos também estar preparados para lidar com o aparecimento de tais doenças no futuro”, acrescenta.

Uma vez que os tigres siberianos estão bastante espalhados territorialmente e em pequenas populações, vaciná-los é quase impossível. Uma opção mais viável será vacinar os cães locais, que servem de hospedeiro à doença.

Foto:  Wolverine09J / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...