Almada: Mercado de Natal ecológico regressa amanhã



O Mercado de Natal Amigo da Terra regressa amanhã a Almada, celebrando dez anos de apelo à natureza e às tradições natalícias. Segundo explica a organização em comunicado, os visitantes vão poder encontrar sugestões amigas do planeta, construir as próprias prendas e decorações para esta quadra, reutilizando materiais e poupando na economia familiar.

Com organização da Câmara Municipal de Almada, a iniciativa, que se insere no programa Tempo de Natal em Almada, decorre até 15 de Dezembro, domingo, na Oficina da Cultura e na Praça S. João Batista, em Almada. A entrada é gratuita.

Os produtos, produzidos com preocupações ambientais ou sociais e materiais de qualidade, vêm de todos os cantos de Portugal e são para todas as idades. O evento contará também com a presença de várias instituições de solidariedade do concelho.

Entre as diversas actividades previstas, mais de 50 artesãos e criadores de todo o país vão ensinar os visitantes, em cerca de 20 oficinas, a criar presentes para aqueles de quem mais gostam. Abertos à participação de todos, estes workshops vão reutilizar materiais, despertar a imaginação e ajudar a poupar o ambiente e a carteira.

Objectos úteis e decorativos criados a partir de materiais a que normalmente não damos valor, produtos biológicos para a ceia de Natal, brinquedos, kits de ervas aromáticas construídos a partir de garrafas de vidro recicladas, instrumentos de música de todo o mundo feitos em materiais naturais, 1001 ideias originais para equipar e personalizar bicicletas, pequenos móveis restaurados, artigos de Comércio Justo e até velharias e discos de vinil que podem ganhar novos usos e donos são algumas das sugestões de presentes disponíveis neste mercado.

No Mercado de Natal Amigo da Terra vai ser ainda possível adoptar amigos de quatro patas. As associações de protecção dos animais presentes vão ainda proporcionar sessões de fotografias com animais de estimação e descontos em sessões de treino.

“Esforçamo-nos, a cada ano, para oferecer aos visitantes alternativas sustentáveis, que se distingam pela qualidade e uso de materiais certificados. Vivemos tempos difíceis e é a pensar também nisto que dezenas de artesãos de todo o país estarão no mercado a divulgar o seu trabalho e a dar dicas de como construir presentes solidários e amigos do ambiente. Dez anos do Mercado de Natal Amigo da Terra são sinónimo de uma década a festejar a tradição portuguesa e os valores da época: é um orgulho saber que já passaram mais de 100 mil pessoas por esta iniciativa”, frisou em comunicado Catarina Freitas, diretora do Departamento de Estratégia e Gestão Ambiental Sustentável.

O mercado de Natal está aberto das 16h30 às 21h (quarta-feira), 12h às 21h (quinta-feira) e 12h às 22h (de sexta a domingo). As coordenadas GPS são: 38o 40.757’ N/ 9o 09.459’ W. O Green Savers é parceiro da iniciativa.

Foto:  J Jackson Foto / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...