Análise do gelo da Antárctida recria história do clima na Terra



Pela primeira vez, cientistas têm ao seu dispor informação que vai recriar o clima do Planeta Terra nos últimos milhares de anos, de acordo com um estudo publicado esta semana na Nature Magazine.

De acordo com cientistas da Inglaterra, Austrália e França, liderados por Robert Mulvaney, do British Antarctic Survey (BAS), a análise química de um pedaço de 364 metros de gelo recolhido na Ilha James Ross, na Península da Antárctida, vai revelar o porquê das recentes quebras glaciares e o acelerado degelo desta região.

Este mega pedaço tem camadas de gelo que datam de há 50 mil anos, e revelam as flutuações de temperatura deste a última idade do gelo, há 15 mil anos.

Segundo o estudo, esta península aqueceu 1,3ºC há 11 mil anos, para voltar a ficar mais fria até há 600 anos. Como as temperaturas estão novamente a subir e a atingir o seu pico dos últimos 100 anos, as camadas de gelo foram expostas a períodos de uma dramática expansão – e decresceram.

A relação entre as temperaturas passadas e a estabilidade da estrutura do gelo sugerem que, se o aquecimento global continuar, o degelo será cada vez maior e expandir-se-á para a área Sul desta península.

Leia mais conclusões do estudo.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...