As marcas mais verdes do mundo (com RANKING)



Toyota, Ford e Honda ocupam os três primeiros lugares do Global Green Brands 2013, ranking que examina a lacuna que existe entre as práticas ambientais de uma empresa e as percepções que os consumidores têm dessas práticas.

O estudo, desenvolvido pela Interbrand, explica que as marcas empenhadas na transparência e apostadas em comunicar com os consumidores continuam a superar as outras. “O que torna o Best Global Green Brands único e valioso é que ele examina o desempenho e a percepção em acção”, explicou Jez Frampton, CEO global da Interbrand. “O relatório fornece às principais marcas os conhecimentos de que elas necessitam para desenvolverem estratégias robustas – estratégias que não só irão impulsionar os seus negócios, mas que também irão ter um impacto positivo sobre o meio ambiente e as comunidades em que esses negócios operam”.

Em cada ano, ao identificar as 50 Best Global Green Brands, a Interbrand começa com as 100 marcas que compõem o relatório Best Global Brands. De seguida, é feita uma extensa pesquisa junto aos consumidores, para recolher a percepção do público sobre as práticas sustentáveis ou ambientais dessas marcas. A informação é depois comparada com os dados de desempenho de sustentabilidade ambientais fornecidos pela Deloitte, dados que são baseados em informações publicamente disponíveis.

Automóveis em grande

As marcas de automóveis representam 50% do top 10 deste ano com Toyota (# 1), Ford (# 2), Honda (# 3), Nissan (# 5) e Volkswagen (# 7) no topo da lista. Colectivamente, o muito regulamentado sector automóvel apresentou eficazmente as suas inovações e forte compromisso no fabrico de veículos de forma cada vez mais sustentável.

Embora a maioria das marcas de automóveis tenha investido no atingir das metas de sustentabilidade e no cumprimento dos regulamentos, as marcas que investiram na criação de produtos inovadores como prova de seu compromisso com a sustentabilidade (ex., Toyota Prius, Ford EcoBoost, Nissan LEAF) estão a receber maior reconhecimento por parte dos consumidores.

“O estudo vem confirmar a noção de que os consumidores exigem cada vez mais transparência e produtos ecologicamente conscientes e que algumas marcas já compreenderam a importância de envolver os consumidores na solução. Por outras palavras, a sustentabilidade pode beneficiar o negócio e o meio ambiente em simultâneo e criar valor para as marcas e, por essa razão, está a tornar-se um imperativo para o crescimento dos produtos e serviços”, avançou Pedro Veloso, director-geral da Interbrand Portugal & Central Africa.

Veja o ranking.

THE 2013 BEST GLOBAL GREEN BRANDS

2013 Ranking

Marca

Mudança

2013 Diferença

1

Toyota

0

-2.53

2

Ford

13

-2.57

3

Honda

0

-2.10

4

Panasonic

2

15.15

5

Nissan

16

2.06

6

Johnson & Johnson

-4

3.09

7

Volkswagen

-3

2.96

8

Danone

1

-0.62

9

Nokia

11

18.50

10

Dell

-3

8.17

11

Sony

7

7.09

12

HP

-7

10.32

13

BMW

-3

5.42

14

Nestlé

NOVO

5.74

15

adidas

7

6.66

16

Samsung

9

7.68

17

Mercedes-Benz

-1

8.13

18

Siemens

-10

11.37

19

Coca-Cola

4

-13.65

20

L’Oréal

-6

17.91

21

Intel

6

12.03

22

Apple

-9

-0.93

23

Philips

8

7.39

24

3M

-12

4.33

25

GE

-1

-9.00

26

Pepsi

2

-0.88

27

IBM

-8

12.95

28

Cisco

-17

17.38

29

Xerox

3

15.71

30

Canon

-1

6.56

31

Nike

-5

1.18

32

UPS

11

1.54

33

IKEA

6

-11.18

34

Hyundai

-17

7.32

35

Microsoft

-2

-9.30

36

Starbucks

0

-4.83

37

Kia

NOVO

6.11

38

Kellogg’s

-3

-9.81

39

Caterpillar

-1

0.30

40

Shell

-6

-5.24

41

Avon

-4

5.13

42

H&M

4

4.02

43

Allianz

-13

1.40

44

AXA

-2

-1.55

45

SAP

-4

-2.91

46

Santander

-6

-5.18

47

McDonald’s

-2

-21.27

48

ZARA

NOVO

-3.39

49

Citi

-5

8.13

50

Colgate

NOVO

-8.30





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...