As marcas mais verdes do mundo (com RANKING)
Toyota, Ford e Honda ocupam os três primeiros lugares do Global Green Brands 2013, ranking que examina a lacuna que existe entre as práticas ambientais de uma empresa e as percepções que os consumidores têm dessas práticas.
O estudo, desenvolvido pela Interbrand, explica que as marcas empenhadas na transparência e apostadas em comunicar com os consumidores continuam a superar as outras. “O que torna o Best Global Green Brands único e valioso é que ele examina o desempenho e a percepção em acção”, explicou Jez Frampton, CEO global da Interbrand. “O relatório fornece às principais marcas os conhecimentos de que elas necessitam para desenvolverem estratégias robustas – estratégias que não só irão impulsionar os seus negócios, mas que também irão ter um impacto positivo sobre o meio ambiente e as comunidades em que esses negócios operam”.
Em cada ano, ao identificar as 50 Best Global Green Brands, a Interbrand começa com as 100 marcas que compõem o relatório Best Global Brands. De seguida, é feita uma extensa pesquisa junto aos consumidores, para recolher a percepção do público sobre as práticas sustentáveis ou ambientais dessas marcas. A informação é depois comparada com os dados de desempenho de sustentabilidade ambientais fornecidos pela Deloitte, dados que são baseados em informações publicamente disponíveis.
Automóveis em grande
As marcas de automóveis representam 50% do top 10 deste ano com Toyota (# 1), Ford (# 2), Honda (# 3), Nissan (# 5) e Volkswagen (# 7) no topo da lista. Colectivamente, o muito regulamentado sector automóvel apresentou eficazmente as suas inovações e forte compromisso no fabrico de veículos de forma cada vez mais sustentável.
Embora a maioria das marcas de automóveis tenha investido no atingir das metas de sustentabilidade e no cumprimento dos regulamentos, as marcas que investiram na criação de produtos inovadores como prova de seu compromisso com a sustentabilidade (ex., Toyota Prius, Ford EcoBoost, Nissan LEAF) estão a receber maior reconhecimento por parte dos consumidores.
“O estudo vem confirmar a noção de que os consumidores exigem cada vez mais transparência e produtos ecologicamente conscientes e que algumas marcas já compreenderam a importância de envolver os consumidores na solução. Por outras palavras, a sustentabilidade pode beneficiar o negócio e o meio ambiente em simultâneo e criar valor para as marcas e, por essa razão, está a tornar-se um imperativo para o crescimento dos produtos e serviços”, avançou Pedro Veloso, director-geral da Interbrand Portugal & Central Africa.
Veja o ranking.
THE 2013 BEST GLOBAL GREEN BRANDS
2013 Ranking |
Marca |
Mudança |
2013 Diferença |
1 |
Toyota |
0 |
-2.53 |
2 |
Ford |
13 |
-2.57 |
3 |
Honda |
0 |
-2.10 |
4 |
Panasonic |
2 |
15.15 |
5 |
Nissan |
16 |
2.06 |
6 |
Johnson & Johnson |
-4 |
3.09 |
7 |
Volkswagen |
-3 |
2.96 |
8 |
Danone |
1 |
-0.62 |
9 |
Nokia |
11 |
18.50 |
10 |
Dell |
-3 |
8.17 |
11 |
Sony |
7 |
7.09 |
12 |
HP |
-7 |
10.32 |
13 |
BMW |
-3 |
5.42 |
14 |
Nestlé |
NOVO |
5.74 |
15 |
adidas |
7 |
6.66 |
16 |
Samsung |
9 |
7.68 |
17 |
Mercedes-Benz |
-1 |
8.13 |
18 |
Siemens |
-10 |
11.37 |
19 |
Coca-Cola |
4 |
-13.65 |
20 |
L’Oréal |
-6 |
17.91 |
21 |
Intel |
6 |
12.03 |
22 |
Apple |
-9 |
-0.93 |
23 |
Philips |
8 |
7.39 |
24 |
3M |
-12 |
4.33 |
25 |
GE |
-1 |
-9.00 |
26 |
Pepsi |
2 |
-0.88 |
27 |
IBM |
-8 |
12.95 |
28 |
Cisco |
-17 |
17.38 |
29 |
Xerox |
3 |
15.71 |
30 |
Canon |
-1 |
6.56 |
31 |
Nike |
-5 |
1.18 |
32 |
UPS |
11 |
1.54 |
33 |
IKEA |
6 |
-11.18 |
34 |
Hyundai |
-17 |
7.32 |
35 |
Microsoft |
-2 |
-9.30 |
36 |
Starbucks |
0 |
-4.83 |
37 |
Kia |
NOVO |
6.11 |
38 |
Kellogg’s |
-3 |
-9.81 |
39 |
Caterpillar |
-1 |
0.30 |
40 |
Shell |
-6 |
-5.24 |
41 |
Avon |
-4 |
5.13 |
42 |
H&M |
4 |
4.02 |
43 |
Allianz |
-13 |
1.40 |
44 |
AXA |
-2 |
-1.55 |
45 |
SAP |
-4 |
-2.91 |
46 |
Santander |
-6 |
-5.18 |
47 |
McDonald’s |
-2 |
-21.27 |
48 |
ZARA |
NOVO |
-3.39 |
49 |
Citi |
-5 |
8.13 |
50 |
Colgate |
NOVO |
-8.30 |