Biblioteca Municipal da Batalha vai disponibilizar gratuitamente iPads aos leitores
A partir de Janeiro de 2013, a Biblioteca Municipal da Batalha vai ter disponíveis, para requisição por parte dos leitores, oito iPads, mas antes irá desafiar os idosos do concelho a escreverem livros eletrónicos.
O projeto “E-leituras – Ler, Ouvir e Saber”” arranca em Setembro junto de 70 idosos de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) – Irmandade da Santa Casa da Misericórdia da Batalha, Centro Paroquial de Assistência do Reguengo do Fetal, Centro Social e Paroquial de São Mamede e no Centro de Dia de Alcaidaria-, que vão ser desafiados a escreverem, em cada uma das IPSS, um livro eletrónico, na base das lendas e das tradições relativas aos locais onde estão inseridas as quatro instituições, pode ler-se no site da autarquia.
O livro deverá estar concluído em Novembro e será integrado na colecção de livros electrónicos da biblioteca.
Um dos objetivos do projeto passa por familiarizar os idosos com as novas tecnologias, através da utilização de iPad e transformá-los em potenciais leitores dos livros eletrónicos que serão disponibilizados a partir de Janeiro na Biblioteca Municipal da Batalha.
Nos equipamentos a disponibilizar gratuitamente aos leitores da biblioteca estarão disponíveis outras obras sobre a região da Batalha, a sua história, património e gentes.
Os 7.300 leitores activos da Biblioteca Municipal da Batalha, que agrega ainda o Pólo de São Mamede e a Biblioteca Itinerante, terão numa fase inicial acesso a oito iPad, que podem ser requisitados mediante uma caução, durante um período máximo de duas semanas.
Seis destes ‘tablets’ são financiados pela Fundação Calouste Gulbenkian e o outros dois pela Câmara da Batalha.
De salientar que desde Junho que a Biblioteca Municipal da Batalha integra a rede de Bibliotecas Associadas da UNESCO. Confira aqui.
A biblioteca dinamiza projetos de leitura inclusiva – apoiada pela Fundação Calouste Gulbenkian – e um Biblioclube 24, que consiste num serviço de empréstimo automatizado de livros, disponíveis dentro de uma máquina, 24 horas por dia, 365 dias por ano.