Biblioteca pública de Nova Iorque vai expandir-se cinco metros para debaixo do solo



A biblioteca pública de Nova Iorque, nos Estados Unidos, vai criar uma nova sala gigantesca subterrânea para albergar 2,5 milhões de livros. De acordo com o The New York Times, a sala ficará situada cinco metros abaixo do solo e será uma espécie de bunker de cimento do tamanho da Casa Branca, armazenando uma grande quantidade de livros.

Os livros ficarão “enterrados” em várias câmaras com um total de 135 quilómetros de tamanho, sofisticadamente controladas por carrinhos motorizados que, em poucos segundos, transportarão um determinado livro até à superfície. Os livros chegarão em Abril e o sistema estará pronto no final da Primavera.

Para conseguir colocar todos os 2,5 milhões de livros no espaço subterrâneo da biblioteca, esta terá de abandonar o seu sistema de arquivo por tópico, em troca de outro no qual apenas o tamanho interessa.

Assim, os livros serão empilhados pela altura da edição e monitorizados por códigos de barra. Uma tendência que, de resto, é cada vez mais comum nas bibliotecas norte-americanas. “É muito melhor”, explica a gestora de pesquisa da biblioteca nova-iorquina, Carolyn Broomhead. “Os livros não ficam esmagados e são muito mais fáceis de descobrir”.

O novo sistema levou ao abandono da ideia original: transferir parte da biblioteca para outro local.

Foto: (vincent desjardins) / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...