Cachorro resgatado torna-se no primeiro cão a subir o Monte Evereste
Joanne Lefson encontrou o cão Rupee abandonado numa lixeira da cidade de Leh, na Índia. O cachorro, com apenas oito meses, estava malnutrido e desidratado, demasiado fraco para andar. A antiga jogadora profissional de golfe levou Rupee, como lhe chamou, para a África do Sul, onde cuidou do animal para que este recuperasse a saúde.
Agora, já recuperado, Rupee tornou-se o primeiro cão a subir até ao acampamento base do Monte Evereste, a mais de cinco mil metros de altitude. No entanto, o animal não correu nenhum risco, refere o Inhabitat. O veterinário de Rupee assegurou a Lefson que este não teria problemas na viagem, pois tinha nascido num local a grande altitude e estava completamente adaptado às condições de oxigenação e temperatura.
Esta não é a primeira vez que Joanne Lefson leva o seu animal de estimação nas suas viagens. Entre 2006 e 2013, a antiga jogadora levou o antigo cão, Oscar, numa viagem à volta do mundo, numa acção de consciencialização sobre as condições que os cães têm nos abrigos para animais.
Originalmente, Lefson planeou levar outro cão, Oscar, na escalada ao Monte Evereste, mas o animal foi atropelado no início do ano e acabou por morrer. Porém, parece que Oscar tem um substituto à altura que possa dar continuidade ao seu legado.