Campanha Sim, é no Amarelo regressa à Ilha Terceira



A Tetra Pak acabou de lançar, na Ilha Terceira, a segunda fase da campanha Sim, é no Amarelo, que pretende lembrar a população que as embalagens da marca devem ser depositadas no ecoponto amarelo.

A campanha está a ser desenvolvida em parceria com a Empresa Municipal Praia Ambiente e vai contactar a população local através da frota municipal de recolha de resíduos, que está já decorada com mensagens alusivas à reciclagem e à separação dos resíduos.

Esta segunda fase de comunicação do Sim, é no Amarelo abrange ainda a informação à população nos principais eventos festivos do município, entre eles a Feira das Tradições, que decorreu este fim-de-semana, e as Festas da Praia, que este ano se realizam entre 3 e 11 de Agosto.

Serão também distribuídos materiais da campanha nos 2º e 3º ciclos, sendo inclusive afixados cartazes nas salas de aulas das escolas.

A primeira fase da campanha Sim, é no Amarelo, na Ilha Terceira, decorreu em Março e envolveu várias escolas, do ensino pré-escolar ao secundário do concelho da Praia da Vitória. Então, a campanha abrangeu 2.200 alunos, que participaram em sessões informativas e workshops de reciclagem.

Leia também no Protege o que é Bom.

A campanha Sim, é no Amarelo foi lançada pela Tetra Pak em Setembro de 2009 e, desde então, já percorreu dezenas de autarquias em todo o território de Portugal continental, Madeira e também a ilha do Faial, nos Açores, impactando e envolvendo milhões de pessoas através de mensagens que apelam à reciclagem e à correcta colocação das embalagens da Tetra Pak usadas nos ecopontos de cor amarela.

“Os resultados obtidos com a campanha ao longo destes três últimos anos têm sido muito positivos. Depois de já termos comunicado a nossa mensagem ambiental em dezenas de autarquias de Portugal continental e na Madeira é com grande entusiasmo que voltamos mais uma vez aos Açores e à Ilha Terceira”, explica em comunicado Vera Norte, diretora de comunicação da Tetra Pak.

“A primeira fase da campanha correu muito bem, recebemos um feedback muito positivo das várias entidades envolvidas e percebemos que, das quinze escolas primárias presentes no concelho, apenas uma percentagem reduzida de alunos tinham conhecimento que as embalagens da Tetra Pak devem ir para o ecoponto amarelo, reforçando assim a necessidade de efectuar campanhas anuais sobre a temática reciclagem”, refere Margarida Esteves, administradora-executiva da Praia Ambiente.

Desde 2007, a Praia Ambiente já efectuou 81 acções de sensibilização, realizou 87 visitas de estudo ao armazém de triagem, bem como ao Aterro Intermunicipal, conseguindo passar a mensagem da reciclagem e da sustentabilidade a mais de 5200 jovens de idades compreendidas entre os 3 e os 18 anos.

“No total aumentamos a reciclagem das embalagens da Tetra Pak em 54,5%, o que supera largamente o objectivo traçado pela Praia Ambiente. Isto significa que, no total, foram salvas desde 2008 até à data 1428 árvores, e foi evitado a emissão de 82.080Kg de gases com efeito estufa”, evidencia a mesma responsável.

A ilha Terceira tem demonstrado, ao longo dos últimos anos, um forte compromisso com a conservação do ambiente, fruto, em grande parte, da actividade do município da Praia da Vitória, que tem vindo a implementar, gradualmente, um sistema integrado de gestão dos fluxos de resíduos sólidos urbanos. Em 2008, o município iniciou a recolha de recicláveis porta-a-porta no centro urbano, um sistema de recolha que se encontra disponível até hoje.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...