Há muito que as estratégias de responsabilidade social dos bancos reservam uma boa parte do seu investimento para dar aos jovens – sobretudo aos mais jovens – as primeiras noções sobre a importância de poupar.
Na verdade, é um tema que interessa a todos – instituições financeiras, Governo e cidadãos – mas que muitas vezes é negligenciado por estes últimos. Os últimos anos, porém, marcaram uma viragem na forma como estes olham para a poupança.
Numa altura em que o desemprego permanece elevado e existe uma verdadeira diminuição do rendimento disponível, com claras implicações no orçamento das famílias portuguesas, poupar deixou de ser algo acessório para um movimento imprescindível a qualquer agregado familiar – o que não deixa de ser irónico, na verdade.
“A crise obrigou-nos a ter comportamentos mais inteligentes”, explicou ao Saldo Positivo o director-geral da Deco, Jorge Morgado. Nos últimos anos, o Dia Mundial da Poupança, celebrado a 31 de Outubro, tem levado várias empresas e media a promoverem o debate sobre a importância de poupar – para dar um exemplo, o Diário Económico e o Jornal de Negócios, dois dos principais jornais económicos portugueses, costumam dedicar as edições deste dia à arte de bem poupar – normalmente, estas edições são também distribuídas gratuitamente.
Também os bancos costumam dedicar acções específicas ao dia. Este ano, a Caixa Geral de Depósitos lançou um desafio nas redes sociais que pergunta aos jovens até aos 15 dias o que estes querem fazer “quando a sua poupança for grande”.
Segundo explica a instituição em comunicado, os 10 melhores desenhos poderão ser premiados com Tablets e bilhetes familiares para a KidZania. O passatempo decorre entre até 10 de Novembro no perfil transversal da Caixa no Facebook – A nossa Caixa.
Assim, cada participante deverá fazer o upload de um desenho do seu filho, com idade máxima até aos 15 anos, que represente uma profissão, respondendo assim à questão: O que queres ser quando a tua poupança for grande?
Os 10 bilhetes familiares KidZania (2 crianças + 2 adultos) serão atribuídos aos 10 desenhos mais criativos e originais, determinado por um júri composto por colaboradores do departamento de Comunicação e Marca da Caixa Geral de Depósitos.
Os vencedores que tenham uma Conta Poupança Jovem na Caixa para o seu filho (autor do desenho) recebem adicionalmente um Tablet da Samsung Galaxy Tab3 Lite.
E o caro leitor, como vai passar o Dia Mundial da Poupança?
Foto: Rafael J M Souza / Creative Commons









