China: venda de barbatana de tubarão diminuiu 70%



Prato popular em casamentos e banquetes na China, a sopa de barbatana de tubarão faz cada vez menos parte do menu pedido, principalmente devido a campanhas governamentais e de associações conservacionistas e ambientais.

O comércio de barbatanas de tubarão, um símbolo chinês de riqueza e luxo na China e outros países asiáticos, provocou um declínio em algumas populações de tubarões até cerca de 98% nos últimos 15 anos. Cerca de 100 milhões de tubarões são mortos por ano, dos quais 73 milhões são abatidos pelas suas barbatanas.

A China tornou-se o principal mercado de barbatanas de tubarão devido à sua riqueza crescente e desejo por produtos de luxo. No entanto, as vendas de barbatana de tubarão diminuíram entre 50 a 70%, revela um relatório da WildAid.

Segundo o relatório, as vendas de barbatana de tubarão em Guangzhou, considerado o centro do comércio destes produtos na China, diminuíram 82%. O relatório reuniu dados de várias fontes e relatos locais, inquéritos online, dados estatísticos da actividade comercial e entrevistas a comerciantes chineses.

Foto: George Probst  / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...