Cidade do México encerrou um dos maiores aterros sanitários do mundo



Bordo Poniente, um dos maiores aterros sanitários do mundo e o maior do México, foi ontem encerrado, de acordo com a imprensa daquele País. O aterro, situado na Cidade do México, esteve em actividade durante 26 anos, recebendo uma média de 12.600 toneladas de resíduos por dia.

Desde ontem que os resíduos sólidos urbanos deixaram de ser despejados no aterro e passaram a ser levados para três unidades de separação, para serem reciclados e utilizados para produção de biogás e compostagem.  Os resíduos que não seguirem para estas unidades, por falta de espaço, serão transferidos para outro aterro sanitário.

Por outro lado, os 72 milhões de toneladas que ainda se encontram, actualmente, em Bordo Poniente, estes convertidos em electricidade.

O processo de encerramento deste aterro sanitário data de 2008, quando a secretaria de Estado do Ambiente e Recursos Natural mexicana ordenou o encerramento do aterro até 31 de Dezembro de 2011.

“A 19 de Dezembro, o aterro sanitário foi encerrado, com 12 dias de antecedência”, explicou ontem o presidente da câmara da Cidade do México, Marcelo Ebrard, que colocou, na ocasião, um cadeado simbólico nos portões do aterro.

Finalmente, deixarão de ser emitidos, por dia, dois milhões de toneladas de gases com efeito de estufa, por causa do aproveitamento do biogás.

Recorde-se que também o aterro sanitário do Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, deverá encerrar até ao primeiro semestre de 2012.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...