Como içar um rinoceronte de quatro toneladas? (com FOTOS)
As relocalizações de animais são sempre dramáticas e perigosas. Mas quando o animal em questão é um rinoceronte, estes momentos são penosos e uma mistura de emoções: de um lado, o sentimento de injustiça por ver um animal deixar o seu habitat devido à acção humana; por outro, a sensação de que esta será a única solução possível neste determinado momento.
Foi isso que levou o grupo de conservação KZN Wildlife Ezemvelo a içar um rinoceronte de quatro toneladas, através de um helicóptero. O animal deixou a região de Kwa-Zulu Natal, na África do Sul, e foi para um local incerto, para garantir a sua segurança.
Esta relocalização foi fotografada por Em Gatland, que descreveu a experiência como “surreal”. “Foi surreal, uma mistura de emoções”, explicou. Agora, o rinoceronte será monitorizado durante cinco semanas, para perceber se está contente com o novo local.
“Içar o rinoceronte foi uma grande operação de equipa e, para mim, a maior dificuldade foi conseguir não atrapalhar as pessoas enquanto procurava um bom local para fotografar”, explicou Gatland.
Ainda que não tenha participado directamente no processo de içar o animal, Gatland teve uma função muito importante: registar o salvamento do rinoceronte e difundir as imagens. À medida que outras notícias como esta cheguem a mais pessoas, as hipóteses de a mensagem da conservação passar aumentam consideravelmente. Veja as fotos.
[nggallery id=597 template=greensavers]