Como manter uma alimentação saudável nas férias?
As férias são a altura do ano mais esperada por milhões de pessoas em todo o mundo, mas autênticas ratoeiras para quem gosta de se manter em forma. Por um lado, as rotinas alteram-se drasticamente – e isso é bom, em parte, mas acaba por ter também uma influência negativa no nosso bem-estar.
Em primeiro lugar, deixamos de fazer o exercício físico ao qual, muitos de nós, se dedicam durante o resto do ano. Depois, desleixamo-nos na alimentação – isto assume uma maior importância porque as temperaturas, normalmente, são elevadas, e precisamos de nos alimentar equilibradamente.
O portal Protege o que é Bom pediu à Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN) alguns conselhos para manter uma alimentação saudável nas férias e começou por receber uma boa notícia: não é por não nos apetecer comer de faca e garfo que não poderemos ter uma alimentação saudável.
Veja os oito conselhos da APN.
1.Opte por fazer as sanduíches com pão integral ou de mistura e inclua, por exemplo, uma fatia fina de carne assada ou frango ou um ovo bem cozinhado ou atum e ainda muitos e variados hortícolas frescos: tomate, alface, cenoura, cebola, alho francês…
2.Deixe de lado as bebidas açucaradas e as bebidas alcoólicas e use e abuse da água.
3.Nas refeições de prato, aposte nas saladas e legumes cozinhados e opte por consumir peixe em vez de carne, tirando partido da diversidade de espécies e de pratos de peixe que caracterizam a nossa gastronomia.
4.Não descure a sopa da alimentação de Verão. Se não aprecia comer sopa quente nesta estação do ano, há uma variedade de sopas frias que pode fazer. Alguns exemplos, além do famoso gaspacho, incluem sopa de alho francês com hortelã, sopa de cenoura e laranja, sopa de cenoura com gengibre… As sopas frias são leves, saborosas, ajudam a saciar e a refrescar.
5.A fruta é a companheira ideal do verão – refrescante, sumarenta, colorida, doce e saborosa, deve ser considerada a sobremesa da eleição e deve ser parte integrante das merendas da amanhã e da tarde.
6.Consuma gelados e outros doces com moderação.
7.Aproveite o excelente tempo e a praia para dar uns longos passeios à beira mar e assim fazer o tão necessário exercício diário.
8. Evite abusar de molhos ou então prefira as versões com menos gordura.