Como poupar energia, água e dinheiro na sua cozinha (com VÍDEO)



A cozinha é a divisão da casa em que consumimos mais energia – cerca de 40% do total, de acordo com dados da multinacional Ikea. Para reduzirmos este número, a empresa sueca desenvolveu uma série de dicas para tornar a cozinha numa divisão mais eficiente, sustentável e limpa.

Agora, o Economia Verde visitou as instalações da loja e recebeu algumas dicas da directora de comunicação a sustentabilidade, Ana Teresa Fernandes. “A placa de indução faz com que poupemos, actualmente, cerca de 50% face aos antigos queimadores a gás ou placas vitrocerâmicas, que são ainda bastante recentes”, explica a responsável.

Outro dos conselhos está ligado à eficiência energética dos electrodomésticos, cuja compra tem de ser pensada numa lógica de longo prazo. “Os frigoríficos de classe A++ são muito mais eficientes que os outros. Um electrodoméstico de classe energética A poupa cerca de 30% mais energia face a um de classe energética C. Isto é bastante importante na hora de fazermos o investimento”, avança Ana Teresa Fernandes.

As torneiras são outros os equipamentos de cozinha que podem ser importantes para reduzir   o impacto ambiental e financeiro da cozinha. Há já torneiras misturadoras que, através do redutor de caudal, consegue poupar 50% da água utilizada”, continua a responsável.

Veja mais algumas das dicas da Ikea para tornar a sua cozinha na divisão mais sustentável da casa.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...