Compraria um carro eléctrico se ele carregasse em apenas… 10 minutos?



Um dos grandes problemas apontados aos veículos eléctricos é a sua constante necessidade de carregamentos, que podem durar, na maioria dos casos, até às oito horas de espera. Por isso, não hesitamos em fazer-lhe uma pergunta (a do título): compraria um carro eléctrico se ele carregasse a sua bateria em apenas dez minutos?

Se a resposta for “sim”, então a Nissan poderá ajudá-lo (dentro de uns anos). A marca nipónica e a Kansai University criaram um novo tipo de carregador, que se baseia na alteração dos componentes dos eléctrodos da bateria, e que pode reduzir o tempo de espera até a uns míseros 10 minutos.

Enquanto os actuais carregadores utilizam eléctrodos de carbono, estes novos modelos têm como ponte de partida eléctrodos de óxido de tungsténio e óxido de vanádio, mais eficientes.

Há um grande senão, para já, nesta notícia. Apesar de a Nissan já ter descoberto a tecnologia, esta apenas poderá ser comercializada – isto, claro, se o for – dentro de dez anos. É muito tempo, mas há que admitir que a descoberta poderá revolucionar toda esta indústria.

Um exemplo: as estações de serviço não seriam muito diferentes do que são hoje. No futuro, os carros poderão ficar a carregar enquanto os seus ocupantes tomam um café ou descansam da viagem. E se formos a pensar bem, dez anos até nem é assim tanto tempo. Pelo menos para o tipo de revolução que poderemos estar a assistir.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...