Conheça as novas empresas que vão gerir a água do seu município



Desde esta quarta-feira, 1 de Julho, que a água e saneamento de 193 municípios da região norte e centro do país passaram a ser geridos por novas empresas do Grupo Águas de Portugal (AdP).

Estas novas empresas resultaram da fusão de 19 sistemas multimunicipais e fazem parte da reorganização territorial das operações de abastecimento de água e saneamento de águas residuais do grupo AdP.

As empresas em questão que vão gerir a água do seu município, caso resida no norte ou centro do país, são a Águas do Norte, Águas do Centro Litoral e Águas de Lisboa e Vale do Tejo.

Águas do Norte

A Águas do Norte resulta da agregação das empresas Águas do Douro e Paiva, Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, Simdouro e Águas do Noroeste. A nova empresa agregada passa a servir 80 municípios, abrangendo uma população de 3,7 milhões de habitantes, numa área territorial correspondente a 22% do território continental português.

A nova empresa é também responsável por prestar serviços de abastecimento de águas e saneamento directamente às populações nos municípios de Amarante, Arouca, Baião, Celorico de Basto, Cinfães, Fafe, Santo Tirso e Trofa, em resultado do Contrato de Parceria assinado entre o Estado e aqueles municípios em 2013, indica a AdP em comunicado.

Águas do Centro Litoral

A Águas do Centro Litoral congrega as antigas Simria, Simlis e Águas do Mondego. A nova empresa agregada passa a servir 30 municípios e uma população abrangida de 1,1 milhões de habitantes, numa área territorial correspondente a 6% do território continental português.

Águas de Lisboa e Vale do Tejo

As águas de Lisboa e Vale do Tejo resultam da agregação da Águas do Zêzere e Coa, Águas do Centro, Águas do Oeste, SIMTEJO, SANEST, SIMARSUL, Águas do Norte Alentejano e Águas do Centro Alentejo. A nova empresa agregada passa a servir 86 municípios e uma população abrangida de 3,8 milhões de habitantes, numa área territorial correspondente a 33% do território continental português. A Águas de Lisboa e Vale do Tejo será gerida pela EPAL.

Foto: JM Andrade / Creative Commons

 

Este artigo faz parte de um trabalho especial sobre Água, publicado durante o mês de Julho e promovido pela Águas de Portugal. Todas as sugestões de temas podem ser enviadas para info@greensavers.sapo.pt. Siga a AdP no siteYouTube  e assine a sua newsletter.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...