Conheça o Saldo Positivo, o programa de literacia financeira da CGD
Tem um crédito bancário? Se sim, sabe o que é um spread? E conhece o conceito de taxa Euribor? E o que é a TAE? O Banco de Portugal (BdP) inquiriu 2.000 portugueses sobre a sua literacia financeira e os resultados foram preocupantes.
Segundo o supervisor do relatório, a “maioria da população inquirida tem um grau de literacia financeira superior à média dos indivíduos”, mas há “importantes assimetrias nos níveis de literacia financeira dos diferentes grupos populacionais”.
O inquérito demonstrou que 80% dos inquiridos desconhece o conceito de taxa Euribor, e uma elevada percentagem não entende o que é o spread. Por outro lado, apenas 4% dos inquiridos têm em conta a taxa anual efectiva (TAE), quando tem de decidir se contrata um crédito à habitação.
Finalmente, em termos de comportamento, e numa altura em que se defende cada vez mais a necessidade de se poupar, os resultados do inquérito deixam claro que só uma pequena parte dos inquiridos tem hábitos de poupança.
Para reforçar a literacia financeira dos portugueses, a Caixa Geral de Depósitos (CGD) lançou o Saldo Positivo, um portal que foi agora reestruturado editorialmente, surgindo com mais conteúdos vídeo, fotografia e infografias, mas mantendo o seu enfoque no tratamento pedagógico dos temas. O objectivo principal do site também não se alterou: ajudar os portugueses a gerirem melhor o seu dinheiro.
Segundo explica a CGD, foi também criada uma área de entrevistas com especialistas, empresários ou famílias – que partilham conhecimentos e boas práticas – assim como uma área de opinião, que conta com peritos de várias áreas.
Foram também desenvolvidas duas novas áreas: Casa – é o maior investimento que fazemos ao longo da vida – e Saúde. Foram também separadas as áreas de Poupar e Investir. “A experiência veio a provar que o público faz, de facto, essa separação”, explica a CGD.
Finalmente, foi posta à disposição dos utilizadores a possibilidade de acesso por perfis, para facilitar a adesão a conteúdos relevantes e mais adaptadas ao dia-a-dia dos cidadãos.
Aceda ao Saldo Positivo neste link e torne-se fã do site de educação financeira da CGD, no Facebook, aqui. E diga-nos: o que acha deste site?