COP16 retoma negociações em Roma sobre proteção da biodiversidade

Negociações sobre a conservação da biodiversidade, interrompidas em 2024 em Cali, na Colômbia, foram hoje retomadas em Roma, na Itália, numa segunda ronda da 16ª reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica, a COP16.
As metas de proteção da biodiversidade estão ameaçadas pela falta de consenso sobre mecanismos de financiamento para conservar espécies animais e vegetais, interrompidas em outubro de 2024 em Cali, e a segunda ronda de negociações visa um acordo sobre os fundos que vão proteger a biodiversidade nos próximos cinco anos.
O encontro prossegue com conversações que, por falta de consenso sobre mecanismos de financiamento para conservar espécies animais e vegetais, solicitando os ambientalistas e países do sul que o financiamento climático seja assegurado por organizações públicas e não pelo setor privado.
A União Europeia, por sua vez, tem apelado ao estabelecimento de mecanismos de revisão robustos e à atualização do quadro de monitorização para a implementação do Quadro Global de Biodiversidade Kunming-Montreal, que inclui 23 objetivos até 2030 para proteger a biodiversidade.
A comissária do Ambiente, Resiliência Hídrica e Economia Circular Competitiva, Jessika Roswall, citada pela Europa Press, afirmou que nos próximos dias deve ser encontrada forma de continuar a mobilizar recursos de “todas as fontes” e garantir um financiamento contínuo da biodiversidade após 2030 eficaz e coerente.
“Estamos prontos para trabalhar em conjunto com todas as partes para avançar e aproveitar o progresso alcançado em Cali”, disse a comissária europeia.
A Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica de 2024 foi realizada entre 21 de outubro e 01 de novembro de 2024 na Colômbia.